MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CRIARÁ COORDENAÇÃO ESPECÍFICA PARA PROJETOS DO SETOR NUCLEAR BRASILEIRO

Imagem do WhatsApp de 2023-02-17 à(s) 12.02.35O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniu-se nesta semana com membros da indústria nuclear para discutir novas medidas e ações para esse segmento. Uma das principais novidades anunciadas pelo ministro foi a criação de uma coordenação específica para o setor nuclear dentro da pasta. O novo organismo ficará subordinado à Secretaria Executiva do ministério. Além disso, Silveira também declarou que irá criar um grupo de trabalho para avaliar as ações prioritárias do setor.

Nosso foco é uma gestão eficiente dos recursos públicos, trabalhando, por exemplo, na conclusão de importantes obras estruturantes para, assim, avançarmos no equilíbrio da matriz energética brasileira. Precisamos entregar resultados reais para a população como retorno efetivo dos seus impostos”, escreveu Silveira em uma rede social.

Imagem do WhatsApp de 2023-02-17 à(s) 12.02.35Representando a indústria Nuclear, estiveram presentes o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares, Celso Cunha, o presidente da Nuclep, Carlos Seixas, o presidente da Eletronuclear, Eduardo Grand Court, o ex-diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, Ricardo Fraga, e o presidente da ENBPar, Ney Zanella. A comitiva apresentou as principais demandas e projetos do setor nuclear do Brasil. Segundo estudo da ABDAN, somente no curto prazo, grandes projetos nucleares podem destravar mais de R$ 25 bilhões em investimentos entre 2023 e 2026 no Brasil.

Além de representantes da indústria, também participaram da reunião os deputados Julio Lopes, Aureo Ribeiro, Lindbergh Farias e Luiz Fernando Faria. Como noticiamos recentemente, Lopes lançou a Frente Parlamentar da Tecnologia e Atividades Nucleares no Congresso Nacional. “Fazer essa ponte entre as autoridades do segmento e o Poder Executivo será uma atividade constante do meu mandato”, comentou o deputado após o encontro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of