MINISTÉRIO PÚBLICO APRESENTA NOVAS DENÚNCIAS CONTRA GIM ARGELLO, MARCELO PESSOA E OUTRAS 18 PESSOAS

Gim ArgelloO Ministério Público Federal apresentou nesta sexta (6), em Curitiba (PR),  duas novas denúncias contra um grupo de 20 pessoas investigadas pela Operação Lava Jato, entre elas o ex-senador Gim Argello (foto), Ricardo Pessoa e Marcelo Odebrecht. Entre os crimes apontados, estão lavagem de dinheiro, corrupção, organização criminosa e obstrução à investigação. Ao todo são 9 atos de corrupção, que envolvem R$ 30 milhões.

Na primeira denúncia, onde o ex-senador é citado, também são denunciadas outras 10 pessoas, incluindo o ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht, Ricardo Pessoa, da UTC, e José Pinheiro Filho (ex-presidente da construtora OAS), entre outros. O grupo é suspeito de envolvimento num esquema de pagamento de propina para criar obstáculos na CPI da Petrobrás.

De acordo com o Ministério Público, com o início da Lava Jato, em 2014, o Congresso Nacional instalou uma CPI para investigar os crimes na Petrobrás. Houve também uma segunda CPI (neste caso, mista). O papel de Gim Argello era obstruir os trabalhos das comissões e evitar a convocação de empreiteiros. O ex-senador realizou jantares em sua casa com representantes da OAS e da UTC para acertar o pagamento de propinas. Toyo Setal e Odebrecht também efetuaram pagamentos a Gim para não serem afetadas pelas comissões. As empresas Andrade Gutierez e Engevix foram procuradas por Argello, mas não fizeram o depósito. A empreiteira Camargo Correia chegou a sofrer a exigência de propina por parte do parlamentar, mas não fez o pagamento.

A outra denúncia envolve nove pessoas, incluindo o empresário Ronan Maria Pinto, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do Banco Schahin Sandro Tordin. Segundo o MPF, os denunciados participaram de um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo um empréstimo fraudulento do Banco Schahin, que foi repassado ao pecuarista José Carlos Bumlai para favorecer o Partido dos Trabalhadores (PT).

Confira a lista completa de denunciados:

1ª denúncia: ex-senador Jorge Afonso Argello, Jorge Afonso Argello Junior (filho do ex-senador), Paulo César Roxo Ramos, Valério Neves Campos, José Aldemário Pinheiro Filho, Roberto Zardi Ferreira, Dilson de Cerqueira Paiva Filho, Ricardo Ribeiro Pessoa, Walmir Pinheiro Santana, Marcelo Odebrecht e Claudio Melo Filho.

2ª denúncia: Ronan Maria Pinto, Sandro Tordin, Marcos Valério, Enivaldo Quadrado, Luiz Carlos Casante, Breno Altmann, Natalino Bertin, Oswaldo Rodrigues Vieira Filho, Delúbio Soares.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of