MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DENUNCIA PRESIDENTES DA ANDRADE GUTIERREZ E ODEBRECHT À JUSTIÇA

Deltan DallagnolEstá nas mãos do juiz federal Sergio Moro os presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez – Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo, respectivamente – se tornarem réus no processo da Operação Lava Jato. O Ministério Público Federal acatou ao pedido da Polícia Federal e denunciou os executivos à Justiça. Além deles, outras 20 pessoas também foram denunciadas. As empreiteiras, de acordo com o MPF, praticaram juntas atos de corrupção que chegam a R$ 632 milhões. Além de executivos e gerentes das companhias, funcionários da Petrobrás e operadores de pagamento de propina também foram denunciados.

Segundo o MPF, as empreiteiras possuíam seis contas bancárias na Suiça que eram utilizadas para fazer repasses de dinheiro para os ex-diretores da Petrobrás Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró, Renato Duque, Jorge Zelada e o ex-gerente Pedro Barusco. Os depósitos feitos para os cinco funcionários da estatal entre 2006 e 2011 somam quase US$ 17 milhões, através de transferências diretas ou para offshores em outros países.

Na tarde desta sexta-feira (24), uma entrevista coletiva foi concedida por delegados do MPF envolvidos na investigação. O procurador Deltan Dallagnol (foto) apontou o caminho que era percorrido pelo dinheiro para pagamento de propina. Segundo ele, o dinheiro saia de contas que eram de propriedade das construtoras e iam para operadores do esquema, agentes públicos e políticos.

As defesas dos presidentes das construtoras já entraram com pedido de habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça para que seus clientes sejam soltos. O STJ, por sua vez, solicitou ao juiz Sergio Moro informações sobre o processo para julgar os pedidos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of