MINISTRO DO PETRÓLEO DA SÍRIA DIZ QUE FORÇAS AMERICANAS CONTROLAM 90% DO PETRÓLEO PRODUZIDO NO PAÍS

ededdeO ministro do Petróleo da Síria, Bassam Toma’a, revelou que cerca de 90% do petróleo da Síria está sob controle das forças dos Estados Unidos, onze anos depois de ter começados a Guerra Civil no país.  “Os americanos e seus seguidores estão agindo como piratas, pois têm como alvo a riqueza e os suprimentos de petróleo da Síria”, afirmou o ministro do regime sírio. O ministro disse ainda que “Há um futuro promissor para a indústria do petróleo nas águas da Síria. Precisamos de tranquilidade e condições logísticas estáveis.” Bassam Toma’a estimou que as perdas totais diretas e indiretas do setor de petróleo sírio ultrapassam US$ 92 bilhões, afirmando  que o que aconteceu na Síria nunca havia ocorrido em relação à exploração de riquezas e suprimentos. Para lembrar, o Ministério do Petróleo do regime de Bashar Al-Assad assinou contratos com a petrolífera russa Capital para explorar petróleo ao largo da costa da de Tartus,  uma área de 2.250 km².

 Empreendedores americanos pioneiros entraram no negócio do petróleo na Síria, através da companhia  norte-americana Delta Crescent Energy (DCE).wswswsw Segundo  investigações, a empresa foi fundada por um ex-membro da Força Delta dos Estados Unidos que conhecia a liderança curda  por meio da empresa de segurança que ele fundou, a TigerSwan. Em abril do ano passado, o tesouro americano concedeu uma rara licença permitindo ao DCE contornar as sanções americanas ao setor de petróleo da Síria. Mesmo com a aprovação dos Estados Unidos, a DCE está operando em um mercado cinzento. Existem dúvidas sobre quem controla os campos de petróleo e quem lucra com eles. O petróleo é transportado por contrabandistas dentro da Síria e para o norte do Iraque.  Damasco concedeu contratos de desenvolvimento desse petróleo à empresas russas como recompensa por seu aliado militar Moscou. No entanto, a administração curda não permite que os russos ou o regime tenham acesso direto aos campos. As Forças Democráticas Curdas da Síria (SDF), que controlam a região, não têm outra escolha a não ser vender para corretores do regime ou contrabandistas  do norte do Iraque. O equivalente a  US$ 3 milhões de petróleo por dia  vendido no mercado negro.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Custódio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Custódio
Visitante
Custódio

Estados Unidos com sua tradicional mania de levar “Democracia” para fora de suas fronteiras. Em regiões mais turbulentas, tem que mandar soldados. Em regiões mais calmas, bastou investir uma mixaria no marketing digital.