JOE BIDEN ESTÁ SENDO PROCESSADO POR TER REVOGADO A AUTORIZAÇÃO DE TRUMP PARA CONSTRUIR O OLEODUTO KEYSTONE XL

Biden, prometeu interromper o oleoduto, e cumpriu. Por isso está sendo processado

Biden, prometeu interromper o oleoduto, e cumpriu. Por isso está sendo processado

Nem bem entrou para dirigir o país e o presidente Joe Biden já está sendo processado depois de decidir revogar uma licença que concederia acesso para cruzar a fronteira para o oleoduto Keystone XL, nos Estados Unidos. É o mais recente momento do  processo de aprovação do oleoduto que cruzou  três administrações presidenciais: Obama, Trump e agora Biden.  Essa ação ocorre depois que Biden reverteu, por meio de ordem executiva, a aprovação em 2019 da travessia da fronteira do oleoduto entre os Estados Unidos e o Canadá pelo presidente Donald Trump. O oleoduto, se finalmente colocado em operação, aumentaria os embarques de petróleo bruto produzido no Canadá e no norte dos Estados Unidos para refinarias na Costa do Golfo.

O cruzamento real do Keystone XL já está substancialmente construído. Mas conseguir a aprovação necessária dos EUA para colocar a linha em serviçofrfggg depende de quem estava na Casa Branca desde 2009, quando a TransCanada, conhecida hoje como TC Energy, primeiro buscou a aprovação do Departamento de Estado dos EUA para a travessia. O presidente Barack Obama rejeitou os pedidos iniciais apresentados pela TransCanada. Posteriormente, a empresa recebeu aprovação para um pedido de Trump, mas foi então bloqueada no tribunal federal. Trump então aprovou outra licença em 2019. Os procuradores-gerais que representam 21 estados, incluindo Oklahoma, entraram com uma ação no Tribunal Federal do Distrito Sul do Texas, em Galveston,  na quarta-feira passada (17), contestando a recente decisão de Biden de reverter a autorização Trump em 2019.

Os advogados  alegam que a decisão de Biden de rescindir a aprovação da licença ultrapassa sua autoridade constitucional, visto que a aprovação de Trump foi feita “consistente com vários atos do Congresso”. A ação diz que “O presidente tem certas

Ex-Presidente Obama disse não ao Oleoduto

Ex-Presidente Obama disse não ao Oleoduto

prerrogativas de agir em nome dos Estados Unidos nas relações exteriores. Mas, no que diz respeito ao direito interno, o presidente deve trabalhar e respeitar os limites impostos pelo Congresso – goste deles ou não. ” Uma vez operacional, o Keystone XL faria parte do sistema de dutos da Keystone, que consiste em cerca de 2.700 milhas de dutos interconectados de propriedade da TC Energy nos Estados Unidos e Canadá.

A história do sistema maior remonta a quase 15 anos, quando a TransCanada propôs inicialmente a construção do projeto. A empresa obteve a licença necessária do presidente George W. Bush em 2008 para construir o oleoduto Keystone da província canadense de Manitoba até o leste de Dakota do Norte. De lá, Keystone carrega o petróleo canadense para o sul, através de Dakotas, até Steele City, Nebraska, uma comunidade na divisa do estado entre Nebraska e Kansas. Em Steele City, uma filial da Keystone se estende para o leste para transportar petróleo para refinarias em Illinois. Essa parte do sistema entrou em operação em meados de 2010.

Uma segunda fase estendendo a linha de Steele City a Cushing foi concluída e entrou em operação no início de 2011. Uma terceira fase, que começou a operar

Trump diz sim ao oleoduto e aos empregos

Trump diz sim ao oleoduto e aos empregos

em 2014, transporta petróleo bruto de Cushing para refinarias na Costa do Golfo. A linha Keystone transporta cerca de 500.000 barris de petróleo pesado, ou petróleo com alto teor de enxofre, para os EUA diariamente. A rota proposta para esta linha vai do Canadá ao centro-norte de Montana, onde seguiria para sudeste através de Dakota do Sul e Nebraska para se juntar à linha Keystone original em Steele City. O desenvolvimento da parte Keystone XL do projeto enfrentou oposição significativa de índios americanos e proprietários de terras individuais. Muitos elogiaram a decisão de Biden de revogar a licença.

Numerosos processos judiciais em tribunais estaduais e federais bloquearam o progresso da TC Energy na construção da linha ao longo do tempo. Mas o problema que bloqueia sua ativação final é a aprovação do governo federal para que a TC Energy construa as instalações necessárias na fronteira internacional. Além de empregos e gastos que a construção criaria, o Departamento de Estado concluiu que uma linha concluída geraria dezenas de milhões de dólares em receitas fiscais para gtgttgtgestados e comunidades locais. Depois de assumir o cargo em janeiro de 2017, Trump assinou um memorando que convidava a TC Energy a se candidatar novamente e ordenou que seu governo agilizasse sua consideração. O Departamento de Estado emitiu uma licença dentro de meses que autorizou a TC Energy a “construir, conectar, operar e manter instalações de dutos na fronteira dos Estados Unidos e Canadá.”

 No entanto, isso foi bloqueado por um juiz federal em Montana, que apoiou a Rede Ambiental Indígena ao decidir que a agência havia violado a Lei de Procedimento Administrativo e a Lei de Política Ambiental Nacional ao conceder o pedido de licença. Trump emitiu outra licença para a travessia em março de 2019, seguindo-a com uma ordem executiva estabelecendo procedimentos que o Departamento de Estado deve seguir para permitir respostas rápidas em solicitações semelhantes no futuro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of