MOSSORÓ OIL E GAS COMEÇA HOJE CERCADA DE BOAS EXPECTATIVAS DOS EXECUTIVOS DA INDÚSTRIA ONSHORE

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

marcelo-magalhaes-1024x880Os olhos da indústria de petróleo e gás se voltarão a partir de hoje (5) para o Rio Grande do Norte, onde será realizada a nova edição da Mossoró Oil & Gas Expo. O evento, que acontecerá até a próxima quinta-feira (7), no Expocenter da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), jogará luz sobre as novas oportunidades na indústria onshore brasileira. A feira voltará totalmente ao modelo presencial, com mais de 90 empresas expositoras e uma extensa programação de debates técnicos. No mercado, representantes do setor estão com excelentes expectativas em relação ao evento. O presidente da PetroReconcavo, Marcelo Magalhães, que participará da feira, é um dos executivos que compartilha desse sentimento. Ele ressaltou que o maior tamanho da Mossoró Oil & Gas deste ano demonstra a janela de oportunidades neste novo momento do segmento onshore brasileiro.

A força da Mossoró Oil & Gas é a melhor prova de como a abertura do setor era necessária. A multiplicidade de empresas operadoras, a retomada dos investimentos, a simplificação regulatória e mudanças das regras de royalties, tudo isso incentiva o investimento e consequentemente a geração de emprego e renda”, afirmou o executivo. “Destaco também a relevância do Rio Grande do Norte, que recentemente voltou a ser o maior produtor de petróleo em terra do Brasil, marca alcançada em grande parte pelos produtores independentes, que retomaram o investimento na indústria de petróleo e gás. Todo esse esforço em conjunto só reforça a importância deste novo mercado para o país”, acrescentou Magalhães.

WhatsApp Image 2022-07-04 at 17.18.35A PetroReconcavo é uma das empresas que mais teve destaque na compra de ativos maduros terrestres da Petrobrás, com destaque para o Polo Riacho da Forquilha, no Rio Grande do Norte. O presidente da petroleira independente também comentou sobre alguns dos temas que devem ser debatidos nos três dias de realização da feira. “Todos os painéis têm a sua importância, seja com debates técnicos ou de negócios. Sem dúvida, o mercado de gás natural é uma pauta extremamente relevante, pelas oportunidades e pelo fato de o gás natural ser um combustível de transição para as renováveis. A questão inerente aos materiais e serviços também são extremamente necessárias para o desenvolvimento dos planos de trabalho e bastante críticas no momento em que vivemos”, concluiu. 

A Mossoró Oil & Gas Expo é uma iniciativa da Redepetro-RN e do Sebrae no Rio Grande do Norte. O evento conta ainda com apoio de outras entidades, como a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Governo do Estado, Prefeitura de Mossoró e a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP). A lista de participantes é bem extensa e inclui nomes relevantes da indústria: Heloisa Borges Esteves (EPE), Marcio Felix (EnP), Larissa Dantas (Potigás), Magda Chambriard (ex-ANP e assessora da Alerj), Ricardo Savini (3R Petroleum), Luciana Borges (Abpip), entre outros.

anabalQuem também participará da feira será o secretário-executivo da Abpip, Anabal Santos Jr. (foto à esquerda), que aponta algumas das principais demandas da indústria de exploração e produção terrestre do país. Segundo ele, existe atualmente uma pauta nacional do setor onshore, que envolve temas como o Novo Mercado de Gás, aceleração e manutenção do programa de desinvestimento da Petrobrás, acompanhamento do REATE e reformas de legislações. Falando especialmente sobre questões legais, Santos destacou ainda que a Mossoró Oil & Gas Expo será palco da primeira reunião de um Grupo de Trabalho (GT) criado pelo governo do Rio Grande do Norte para propor o aperfeiçoamento da legislação ambiental estadual referente às atividades de petróleo e gás.

Assim, como a lei do gás, esse é outro pleito antigo da Abpip e a iniciativa da criação do GT é uma sinalização de que o Governo do Estado está disposto a eliminar esse gargalo, visto que atualmente o estado tem o maior custo de licenciamento do Brasil, além de um procedimento que tem muita oportunidade de melhoria. Fomos convidados a contribuir e percebemos muita disposição dos membros do governo do estado que compõem o GT em fazer esses ajustes. Estamos muito otimistas e agradecidos pela sensibilidade da governadora Fatima Bezerra e sua equipe com as causas do setor”, declarou o secretário-executivo da Abpip.

OS TEMAS DA VEZ DA MOSSORÓ OIL & GAS 2022

GUTEMBERG-DIAS-300x300Além da exposição de empresas, a Mossoró Oil & Gas terá uma programação técnica bem densa. Na chamada “Arena Petróleo e Gás”, os painéis contarão com discussões técnicas e mercadológicas, com enfoque no atual cenário e nas tendências do onshore do país. As apresentações serão feitas por especialistas brasileiros e estrangeiros, com o objetivo de aprofundar os debates em torno das novas oportunidades das atividades de petróleo e gás em terra do Brasil.

O presidente da Redepetro RN, Gutemberg Dias (foto à direita), aponta alguns dos principais temas da Arena, tais como: caminhos para um marco regulatório; midstream/downstream – oportunidades do onshore brasileiro; empoderamento feminino no onshore brasileiro; tecnologias aplicadas à recuperação em campos maduros; perspectivas do mercado do gás no onshore; e o Poço Transparente –  desafios técnicos e regulatórios.

Já na Arena Inovação, haverá discussões e apresentação de soluções tecnológicas e inovadoras para melhorias de processos, oficina para projetos de P, D & I para óleo e gás, além do Demoday Mossoró Oil & Gás (pitch de startups selecionadas para empresas de óleo e gás convidadas)”, completou Dias. Em entrevista recente ao Petronotícias, o presidente da Redepetro RN frisou também que a procura pelo evento cresceu e que isso se deve à nova dinâmica que está sendo implementada na indústria onshore brasileira. “Há uma retomada muito forte das companhias. Inclusive, a Mossoró Oil & Gas terá a presença de empresas multinacionais instaladas no Brasil, além de empresas de outros estados. A procura foi muito grande”, afirmou.

WhatsApp Image 2022-07-04 at 17.18.35 (1)Já o gestor do projeto de Petróleo e Gás do Sebrae RN, Robson Matos, ressaltou o potencial de geração de negócios durante esta edição da Mossoró Oil & Gas. “A feira também oportuniza geração de novos negócios, ao promover intercâmbio comercial entre empresas compradoras e fornecedoras do setor, em evento denominado PetroSupply Meeting”, disse. A rodada de negócios promoverá intercâmbios comerciais entre empresas compradoras e empresas fornecedoras do setor onshore. Os encontros de negócios da Petrosupply ocorrerão das 14h às 18h, nos três dias de programação.

Paralelamente à feira, ocorrerá ainda a programação científica no “III Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro”, realizado em parceria com a Ufersa, que reunirá profissionais, estudantes e pesquisadores da área de petróleo e gás, com ênfase em exploração onshore. O evento também oferecerá apresentações de trabalhos, plenárias e minicursos. A Mossoró Oil & Gas surgiu em 2016, como Fórum Onshore Potiguar. Em seis anos, evoluiu de 10 estandes e 100 pessoas para 80 estandes e mais de 2.000 participantes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of