MSGÁS FECHA CONTRATO PARA RECEBER GÁS PARA A UTE WILLIAM AJORNA PELOS PRÓXIMOS CINCO ANOS | Petronotícias




faixa - nao remover

MSGÁS FECHA CONTRATO PARA RECEBER GÁS PARA A UTE WILLIAM AJORNA PELOS PRÓXIMOS CINCO ANOS

ruiuNo começo deste ano, a MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul) reforçou seu compromisso com o desenvolvimento do Estado e contratou o fornecimento de gás natural para a UTE William Arjona, em Campo Grande (MS), por um período inicial de mais cinco anos. A vigência do novo contrato começou neste mês de fevereiro e irá até o final de janeiro de 2027, com possibilidade de prorrogação após este período, com uma quantidade diária contratada de 1.350 mil m³/dia e com possibilidade de duplicação de volume. A usina termelétrica William Arjona foi reativada em julho do ano passado, após 4 anos sem operação, pela Delta Geração, empresa do Grupo Delta Energia, e possui uma capacidade instalada de 190 megawatts, podendo abastecer mais de 50% da capital do Mato Grosso do Sul.

Para o diretor-presidente da MSGÁS, Rui Pires dos Santos (foto principal), é muito importante para a MSGÁS e a Delta Geração a assinatura deste contrato. Issominas garante segurança jurídica para a usina, que fornece energia elétrica para a população, gerada a partir do gás natural. Além disso, para o Estado é mais um enorme incentivo ao desenvolvimento, reforçando o compromisso da Companhia e do Governo com a retomada do crescimento de Mato Grosso do Sul”, afirmou o executivo.

Segundo Luiz Fernando Leone Vianna (foto à esquerda), presidente da Delta Geração, o gás natural deve assumir um papel cada vez mais relevante na matriz energética mundial: “Dados recentes divulgados pela Empresa de Planejamento Energético (EPE), de Projeção do Plano Decenal de Expansão 2029, apontaram que a matriz energética brasileira irá incorporar, até 2029, aproximadamente 23 GW de térmicas a gás natural. Por meio do contrato com a MSGÁS, a usina William deltaArjona estará contribuindo com a transição energética e poderá continuar apoiando o setor elétrico brasileiro”, declarou.

Para lembrar, a William Arjona foi a primeira termelétrica do País a utilizar gás natural do gasoduto Brasil-Bolívia. Inaugurada em 1999, a usina localizada em Campo Grande  estava  inativa desde 2017. Com todas as turbinas em funcionamento, a UTE pode consumir até 1,3 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia. Para sua reativação, ocorrida em julho de 2021, a Delta Geração contou com a parceria da MSGÁS. A usina possui um modelo de operação classificado como Produtor Independente de Energia e consumidor independente  de  gás natural.  Por ser uma usina Merchant, William Arjona entrou em operação conforme as condições do Sistema Interligado Nacional e análise de custos e receitas, para assim  viabilizar a geração de energia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of