A NAU CAPITÂNEA DA FROTA RUSSA NO MAR NEGRO AFUNDOU, DIZ MOSCOU

navioO Navio Nau-Capitânea da frota russa do Mar Negro, o cruzador Moskva, afundou nesta quinta-feira (14), segundo anunciou o ministério da Defesa da Rússia. Há um confronto de versões. De acordo com Moscou, a embarcação havia sido gravemente danificada quando a sua própria munição a bordo explodiu. Já a Ucrânia alega que atingiu a embarcação com um míssil, o que é negado pela Rússia.

A tripulação foi evacuada depois de um incêndio. As causas estão sendo investigadas. Uma autoridade ucraniana disse anteriormente que o Moskva foi atingido por dois mísseis antinavio, mas não deu nenhuma evidência. O navio de 12.500 toneladas geralmente tinha uma tripulação de cerca de 500: “Como resultado de um incêndio no cruzador de mísseis Moskva, a munição foi detonada. O navio foi seriamente danificado. A tripulação foi completamente evacuada“, disse um comunicado do Ministério da Defesa da Rússia. O Moskva, encomendado em 1983, estava armado com 16 mísseis de cruzeiro anti-navio “Vulkan” com um alcance de pelo menos 700 km.

No mês passado, a Ucrânia disse que havia destruído um grande navio russo de apoio ao desembarque, o Orsk, no Mar de Azov, a nordeste do MarRussian_Navy_in_Crimea_can_counter_Ukrainian_Neptune_missiles Negro. Moscou não comentou o que aconteceu com o navio. O navio pode ter sido por Míssil Neptunes, lançado pela primeira vez em 2021.

O Moskva foi comissionado para a Marinha Soviética em 1982 e é um dos três cruzadores de mísseis guiados da classe Slava. Os três Slavas de 11.500 toneladas foram projetados em torno de lançadores que podem conter 16 mísseis de cruzeiro antinavio SS-N-12 Sandbox – cada um do tamanho de um poste telefônico. O Moskva não é o primeiro navio de guerra russo a ser danificado na invasão de quase 50 dias da Ucrânia. Um navio de desembarque afundou no porto da cidade ucraniana de Berdiansk após ser atacado por forças ucranianas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of