NAVIO EVER GIVEN PARTIU DO CANAL DE SUEZ NA MANHÃ DE HOJE

ever1Final feliz na novela do Ever Given. Finalmente, após quase quatro meses de seu encalhamento no Canal de Suez, o navio porta-contêineres de 400 metros deixará o Egito. A embarcação começou a deixar o canal hoje (7), após um acordo entre a empresa japonesa Shoei Kisen Kaisha, dona do Ever Given, e a Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês). A liberação do navio aconteceu após a assinatura do acordo em uma cerimônia na cidade egípicia de Ismaília.

Hoje estamos comemorando o fim da crise”, disse o advogado egípcio que representa a SCA, Khaled Abu Bakr, durante a cerimônia. “O Ever Given é sempre bem-vindo para passar pelo Canal de Suez no futuro”, acrescentou. De qualquer forma, só para evitar qualquer susto, a saída do Ever Given será acompanhada por dois rebocadores e terá dois pilotos experientes a bordo.

A SCA não deu detalhes do acordo que permitiu o navio sair do canal. O presidente da entidade, Osama Rabie, disse que as negociações foram concluídas com “um acordo justo” para ambos os lados. Ele declarou ainda que a autoridade já recebeu a maior parte do valor da indenização. A fatia restante será paga ainda em julho.

ever2Para lembrar, o Ever Given partiu no dia 23 de março da Malásia com destino a Rotterdam, na Holanda. Durante sua passagem pelo Canal de Suez, o navio começou a desviar de um lado para o outro, antes de atingir a margem leste do canal, onde ficou alojado por longos seis dias. Foi literalmente um engasgo na logística mundial marítima. Centenas de outros navios fizeram uma enorme fila esperando a liberação do canal, que só aconteceria no dia 29 de março.

Desde então, começou uma grande e demorada jornada de negociações entre a SCA e os donos do navio para a liberação do Even Given. A autoridade inicialmente pediu US $ 916 milhões para cobrir os custos, incluindo os esforços para liberar o barco e perda de receita. Posteriormente, reduziu sua demanda para US $ 550 milhões. A mídia egípcia informou que o pacote de compensação também incluiria um novo e poderoso rebocador.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of