NEGOCIAÇÕES PARA INSPEÇÕES NAS INSTALAÇÕES NUCLEARES DO IRÃ PODEM SER COMEMORADAS, SEGUNDO AIEA

rfrffrO Diretor Geral da Agencia Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, esteve na capital iraniana para conversas com Ali Akbar Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, além de reuniões com presidente Hassan Rouhani e com o ministro das Relações Exteriores, Javad Zarif. O objetivo da viagem era  discutir o acesso dos inspetores da AIEA às instalações nucleares do país. De volta à Viena, na Áustria, Grossi disse que a declaração conjunta que ele e Salehi emitiram simultaneamente “em Teerã e em Viena” fechou em seus parágrafos o que havia sido o resultado de “discussões muito sérias”.

“Vocês verão aí que há referências à forma como pretendemos trabalhar e continuar trabalhando, a necessidade de confiança e gtgtgtgtsegurança entre nós. Vocês também verão algo que é muito importante porque quando saí de Viena disse que ia basicamente por dois motivos. Um era estabelecer o canal direto de comunicação e diálogo com as autoridades iranianas, e o segundo era claro obter acesso para nossos inspetores a dois locais que solicitávamos ao Irã e, sem sucesso, eu diria por vários meses. ”

A declaração reconhece que os inspetores da AIEA terão acesso a esses locais. “Acertamos datas para isso, acertamos os pontos comuns básicos para isso. Isso é extremamente importante. Também swswswwsreconhecemos que essas atividades que teremos lá estão relacionadas a materiais nucleares de todas as atividades nucleares possíveis,” disse. “Também  concordamos que no momento presente, neste contexto, esses são os lugares que precisamos ir, esses são os lugares que queremos ver. E no contexto atual, não há outros lugares que precisamos visitar. Esta declaração reflete o que acredito ser um entendimento muito importante, um acordo muito importante que nos permite continuar nosso trabalho de inspeção como deveria ser. “

Rafael Grossi disse ainda que “Este foi o resultado de um diálogo obstinado e sistemático, de uma conversa, da verificação do alcance do nosso trabalho, da forma como o fazemos e, como podem suspeitar, já faz alguns dias que o preparamos aqui. Enviei o meu inspetor-chefe do Irã, há algumas semanas. Então, isso não veio de uma maravilha, de um pouco de magia. Mas ficou claro em algum momento, eu diria, sem querer falar por eles, pelo lado iraniano e por nós também, que havia uma necessidade de diálogo no nível mais alto possível. E como você sabe, isso aconteceu comigo me encontrando com o presidente Hassan Rouhani e o ministro das Relações Exteriores, Javad Zarif, bem como com meus homólogos nucleares, Dr. Salehi e outros.”

Questionado sobre se ele estava confiante de que o Irã fornecerá acesso às instalações nucleares, ele disse que “Estou absolutamente convencido de que isso será feito da maneira certa,  sem qualquer limitação e, claro, de acordo com as práticas aceitas. Você sabe que nós temos procedimentos em vigor para garantir a confidencialidade das informações, os interesses dos países inspecionados. Não circulamos livremente. Temos um Acordo de Salvaguardas Abrangente, temos o Protocolo Adicional, temos o acordo de instalação e todos os tipos de procedimentos em vigor, mas dentro dessa estrutura normativa, vamos fazer tudo o que for necessário para ter uma ideia do que está acontecendo lá. “

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of