NÍVEL DE RESERVATÓRIOS NO SUDESTE E NO SUL AO FINAL DE DEZEMBRO É O PIOR DA ÚLTIMA DÉCADA

reservatoriosAs chuvas dos últimos dias nas principais bacias hidrográficas de interesse do Sistema Interligado Nacional (SIN) foram bem-vindas. Mas ainda não foram suficientes para reverter as condições adversas nos reservatórios das hidrelétricas brasileiras. De acordo com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ao final de dezembro, os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul registraram os piores valores da última década em termos de armazenamento de água (18,7% e  27,4%).

Outro ponto de destaque é o chamado nível de afluência – que mede a água que chega aos reservatórios. Em dezembro, esse indicador teve o segundo pior desempenho para o SIN no histórico de 90 anos. “Como a energia natural afluente foi baixa, os reservatórios foram usados com mais intensidade, reduzindo significativamente o nível destes”, explicou o professor Nivalde de Castro (foto), coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL/UFRJ).

nivaldeO pesquisador lembra que esse cenário obrigou o governo a aplicar o nível de bandeira vermelha nas contas de energia dos brasileiros, já que houve o acionamento de usinas térmicas. “Mas o mês de janeiro já está indicando que terá uma ENA [energia natural afluente] maior, ajudando a recuperar os reservatórios”, completou.

O CMSE trabalha com previsões positivas para os próximos dias, com  boas perspectivas de chuvas em importantes bacias, especialmente na região Sudeste. O órgão ressalta, no entanto, que ainda assim teremos afluências com valores inferiores aos médios históricos em todos os subsistemas.

O comitê definiu ainda um limite de 16,5 mil megawatts médios para a  geração termelétrica total das usinas despachadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). A medida passa a valer a partir do dia 9 de janeiro. A decisão privilegia o uso das usinas termelétricas mais baratas, enquanto o governo espera a recuperação do armazenamento dos principais reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste e Sul ao longo da estação chuvosa em curso.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of