NO COMEÇO DA TEMPORADA DOS VENTOS NO NORDESTE, FONTE EÓLICA REGISTROU PRIMEIRO RECORDE DE GERAÇÃO INSTANTÂNEA DO ANO | Petronotícias





NO COMEÇO DA TEMPORADA DOS VENTOS NO NORDESTE, FONTE EÓLICA REGISTROU PRIMEIRO RECORDE DE GERAÇÃO INSTANTÂNEA DO ANO

eolica-rn-1.jpg02-1Logo no início da chamada “temporada dos ventos altos”, o Brasil já registrou o primeiro recorde de geração eólica instantânea de 2022. A informação foi divulgada hoje (15) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo o órgão, os dados, em fase de validação pelos agentes, indicam que a fonte foi responsável por produzir 14.167 MW de energia no último dia 8. Esse volume seria suficiente para atender todo o Nordeste, durante um minuto, e ainda sobraria mais de 23,2% da energia gerada.

A temporada dos ventos altos é um fenômeno anual que ocorre na região Nordeste do Brasil. Durante o inverno, entre os meses de julho a outubro, os estados nordestinos percebem um aumento da qualidade e intensidade dos ventos, em virtude das correntes marítimas. Por isso, os empreendimentos eólicos aproveitam ao máximo essas condições e é justamente nesse período do ano que são registrados os picos recordes de geração de energia limpa e sustentável.

Enquanto isso, o ONS informou AINDA que a geração solar também conseguiu um índice importante nesta semana. Na terça-feira (12), às 10h28, foi registrada a geração instantânea de 2.963 MW, montante equivalente a 27,5% da demanda de todo o subsistema Nordeste daquele minuto.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of