OCYAN CONTRATA UMA EMBARCAÇÃO ESPECIAL PARA OFERECER SERVIÇOS AO MERCADO DE CONSTRUÇÃO SUBMARINA

saipemA Ocyan fechou contrato com a Solstad Offshore para afretamento da embarcação de construção submarina “Normand Cutter”. A finalidade é possibilitar a Ocyan a participar de diversos projetos do segmento e o primeiro deles será o contrato de descomissionamento dos sistemas submarinos de três FPSOs, recém-conquistado junto à Petrobrás pela empresa no primeiro semestre deste ano. Para Rafael Guigon, Diretor de Contratos de Construção Submarina da Ocyan, ter essa embarcação na frota abre uma janela de oportunidades para novos contratos de construção submarina. “A partir de agora, podemos buscar novos projetos que exijam o barco como uma ferramenta de trabalho e outros clientes poderão nos procurar para variados serviços na atividade de construção”, afirmou.

De acordo com o executivo, serão necessárias adaptações a essa embarcação. Algumas delas serão realizadas no Brasil, como o comissionamento do sistema derafael armazenamento; e outras no exterior, como a instalação do sistema de recolhimento e lançamento de dutos flexíveis. “O barco estará disponível para iniciar a execução do contrato de descomissionamento, conquistado pela Ocyan, entre dezembro deste ano e janeiro de 2023, atendendo o cronograma original do contrato. Após essa etapa de mobilização, a embarcação estará apta a executar projetos de lançamento e recolhimento de dutos flexíveis no Brasil”, acrescentou.

A estrutura da do navio Normand Cutter possui 127,5 metros de comprimento e conta com um guindaste de 300 toneladas com compensador de movimento vertical (heave, como é conhecido no negócio), e contará com um sistema de lançamento de dutos flexíveis de 150 toneladas e de armazenamento de até 1.250 toneladas destes mesmos dutos. A capacidade de ocupação do barco é para uma tripulação de até 114 pessoas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of