FUNDADOR DO GREENPEACE DIZ QUE A ENERGIA NUCLEAR É A MAIS SEGURA DE TODAS AS TECNOLOGIAS DE ELETRICIDADE QUE TEMOS

greenpeaceEstão sentados? É bom sentar ao tomar conhecimento dessa frase de cair o queixo: “A energia nuclear é a mais segura de todas as tecnologias de eletricidade que temos”. Esta declaração não seria nada demais e até óbvia, se não fosse dita por Patrick Moore, um ex-diretor do Greenpeace, feita durante uma entrevista ao Special Report, da NewsNation. Talvez até por isso mesmo ele seja hoje um ex-dirigente dessa ONG que, erroneamente, tem a energia nuclear como uma espécie de fantasma. A declaração está em um profundo desacordo com a posição da organização ambiental que ele ajudou a fundar. Moore deu essa a entrevista na sequência da ação   do Parlamento Europeu  apoiar a adição de energia nuclear e gás natural à taxonomia da União Europeia de tecnologias verdes e ambientalmente sustentáveis. Em resposta a essa ação, o Greenpeace anunciou que apresentaria um pedido formal à Comissão Europeia para rever a medida e, se necessário, contestar a ação junto ao Tribunal de Justiça Europeu.

Moore expressou seu forte desacordo com a posição antinuclear do Greenpeace, enfatizando que existem mais de 100 usinas nucleares operacionais nos Estados Unidos, Canadá e Europa, mas nenhuma das quais jamais causou um ferimento ou morte por radiação ou um acidente. Mesmo os conhecidos acidentes em Three Mile Island e Fukushima “não prejudicaram ninguém, muito menos mataram ninguém por causa da radiação”. O único acidente nuclear que resultou em ferimentos humanos, ele apontou, foi o desastre de Chernobyl, na antiga União Soviética, que ele atribuiu ao projeto de reator defeituoso dos russos, acrescentando: “Nenhuma outra usina nuclear no mundo jamais teve esse tipo de acidente”.

Para um ambientalista declarado, Moore apresentou uma perspectiva incomumente prática sobre as opções de energia. “A nuclear é a única tecnologia que pode realmente substituir muitos dos combustíveis fósseis. Não por causa do dióxido de carbono ou das mudanças climáticas, mas porque os combustíveis fósseis são preciosos, e devemos guardá-los para coisas que só podem ser feitas com combustíveis fósseis, como voar em aviões, ou alimentar caminhões grandes e grandes equipamentos agrícolas.” As novas observações de Moore estão alinhadas com seus apelos anteriores por “ambientalismo sensato”  que equilibra “prioridades ambientais, sociais e econômicas”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of