NOVA FASE DA LAVA JATO MIRA MINISTRO DO TCU VITAL DO RÊGO E DEPUTADO MARCO MAIA

1O núcleo político dos esquemas relacionados à Operação Lava Jato está cada vez mais no foco das ações da Polícia Federal, que deflagrou nesta segunda-feira (5) uma nova fase das investigações, em conjunto com a Procuradoria-Geral da República, mirando desta vez o ministro do TCU Vital do Rêgo (PMDB) e o deputado petista Marco Maia (RS).

A operação, autorizada pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, cumpre mandados de busca e apreensão na casa dos dois citados, por conta de acusações de que os dois políticos teriam atuado para blindar empreiteiros na CPI Mista da Petrobrás realizada em 2014.

A ação da Polícia Federal também cumpriu mandados em empresas e é uma sequência da prisão do ex-senador Gim Argello (PTB-DF), que está preso preventivamente desde abril e já foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 19 anos de prisão por ter cobrado pagamentos das empresas em troca de proteção na CPI, em que Vital do Rêgo e Marco Maia eram, respectivamente, presidente e relator.

A investigação em questão foi aberta em maio com base na delação do ex-senador Delcídio Amaral, que acusou Maia e Vital de cobrarem pedágio de empreiteiros investigados na Lava Jato em troca de proteção na CPI. Em 2014, foram realizadas duas comissões para investigar os esquemas da Petrobrás, uma no Senado e uma Mista, sendo que a do Senado terminou sem votar um relatório final e a mista concluiu por pedir o indiciamento de 52 pessoas, sem incluir no entanto executivos das grandes empreiteiras.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of