NOVA OUVIDORIA GERAL DA PETROBRÁS PODE TRAZER GRANDES BENEFÍCIOS PARA COMPANHIA
A Petrobrás no passo certo. Boa iniciativa do Conselho de Administração da companhia, que decidiu reestruturar a Ouvidoria Geral da empresa. A decisão foi tomada na reunião desta sexta-feira(15) e anunciada por uma nota oficial durante a noite, depois da divulgação do balanço oficial do primeiro trimestre. O Diretor de Governança, Risco e Conformidade Joao Elek ( foto), em conjunto com o Diretor Corporativo e de Serviços, designarão, nos próximos dias, um empregado para ocupar provisoriamente a função de Ouvidor Geral da Petrobrás. A Diretoria Executiva dará início imediato a processo de seleção do novo Ouvidor Geral.
O importante para quem reclama ou denuncie, é que tenha respostas. Isso dará mais credibilidade ao trabalho. O Petronotícias, por exemplo, encaminhou alguns questionamentos sobre a apropriação de uma patente do empresário Leo Manieiro, da Codrasa, feita pela Transpetro, dirigida então pelo ex-presidente Sergio Machado. O encaminhamento foi feito diretamente para a ex-presidente Graça Foster, que reconheceu a gravidade da denúncia e encaminhou para ouvidoria da empresa. Foi como se entrasse num buraco negro. Jamais foi respondida, apesar de todos os detalhes fornecidos. O assunto foi tema de reportagens aqui em nosso site, há dois anos.
O processo, do qual poderão participar profissionais de mercado e funcionários da Petrobrás, será conduzido por empresa especializada. Ao final, será apresentada lista tríplice ao Comitê de Auditoria, que analisará os nomes e fará recomendação ao Conselho de Administração, para decisão final. Esta iniciativa poderá levar mais informações sobre o que acontece na ponta das operações para que a diretoria de governança possa agir. A iniciativa pode acabar, por exemplo, com os exageros na relação de poder dos fiscais com as empresas fornecedoras e terminar com algumas injustiças ainda cometidas. Com certeza, se for bem administrada, a medida trará muitos benefícios à companhia.
Será o fim do autismo da Petrobrás?