NOVA TECNOLOGIA DE NANOFIOS PODE REDUZIR CUSTOS E AMPLIAR EFICIÊNCIA NA GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR
Uma nova solução tecnológica promete trazer grandes mudanças à indústria mundial de energia solar. Cientistas descobriram uma forma padronizada de produzir nanofios a partir da perovskita, rocha mineral que poderá tornar a geração fotovoltaica mais barata e atrativa para investimentos. Atualmente, a substância apresenta uma taxa de conversão de 21% de luminosidade em eletricidade e conta com capacidade de ampliar a eficiência na transmissão de nanopartículas.
Com tendência a ter seu custo reduzido em larga escala, a inovação vem sendo avaliada em termos comerciais pelo mercado internacional e as perspectivas são otimistas. Especialistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveram um método profícuo de expandir os fios e o potencial de geração, por meio da multiplicação de cópias da substância.
O novo processo foi desenvolvido com base na utilização de nanofluidos, que podem ser manipulados por microcircuitos. Fazendo uso do controle sobre as células, cientistas criaram correntes para guiar as partículas fotovoltaicas e facilitar a transmissão energética.
De acordo com o instituto de energia solar da EPFL, liderado pelo professor Jean-Louis Scartezzini (foto), a técnica representa “um grande salto à frente na tecnologia de nanofios”. A expectativa é de que, com a ampliação da escala de uso do método, a indústria energética passe a adotar o mineral para obter uma maior eficiência operacional na geração elétrica.
Deixe seu comentário