NOVO PRESIDENTE DO IRÃ TOMARÁ POSSE AMANHÃ E DIZ QUERER LEVANTAR AS BARREIRAS AMERICANAS, SEM SUBMETER VIDA DOS IRANIANOS

fedddeeO ultra conservador iraniano Ebrahim Raise, confirmado como Presidente do Irã, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio “dos estrangeiros” para melhorar a situação econômica iraniana. Antigo chefe da Autoridade Judiciária iraniana, Raisi, de 60 anos, foi confirmado pelo líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, como o novo Presidente, o último passo antes da tomada de posse e juramento no Parlamento, que acontecerá nesta quinta-feira (5), para um mandato de quatro anos. Em um breve discurso, na cerimônia oficial, transmitida pela Televisão iraniana, Raisi disse vai “certamente procurar levantar as sanções opressivas, mas não vamos submeter a vida da nação à vontade dos estrangeiros”.

Vencedor das eleições presidenciais em junho, marcadas por uma elevada abstenção, Raisi sucede ao moderado Hassan Rohani que negociou, em 2015, um acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, que previa limites ao enriquecimento de urânio para evitar que pudessem ser desenvolvidas armas num programa que o país garantia ter fins apenas civis. Em 2018, o ex-presidente americano Donald Trump, abandonou unilateralmente o tratado e estabeleceu novas sanções, afetando a situação econômica e social do país. Sob a administração de Joe Biden começaram novas negociações.

O  líder supremo iraniano disse que havia duas questões alvo de discórdia: a exigência americana de uma cláusula que referisse conversações subsequentes sobre o programa de mísseis do Irã, e a recusa americana em dar garantias de que não se retirará, de novo, do acordo se assinado. “Acreditamos que a situação econômica não é favorável para o povo, tanto pela posição dos inimigos como pelas carências e problemas internos do país”, disse o novo chefe de Estado. Já o aiatolá Khamenei disse que “as carências e os problemas são numerosos. Mesmo assim, resolver os problemas econômicos demora tempo”. Ele apelou ao novo Presidente e ao Parlamento para a formação de um novo Governo o mais rápido possível. Raisi vai tomar posse formalmente amanhã no Parlamento, em Teerã, onde deve apresentar a constituição do Executivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of