NOVO REFINO PARA ÓLEO LUBRIFICANTE USADO GANHA ESPAÇO NO CEARÁ QUE SE TORNA UM DOS ESTADOS MAIS ATIVOS NESTE TEMA

Usina para um novo refino do óleo já usado

Usina para um novo refino do óleo já usado

O Ceará está protagonizando um papel importante na reciclagem de óleo lubrificante usado. O  estado está entre os que mais coleta e trata o óleo lubrificante usado no Nordeste, o que representa 13% do total. Somente em 2020, foram 7,1 milhões litros coletados em mais de 115 municípios e levados para um novo refino, de acordo com dados do SIMP (Sistema de Informações de Movimentação de Produtos), vinculado à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Para lembrar, o óleo lubrificante usado trata-se de um resíduo altamente perigoso à saúde e ao meio ambiente.  Caso seja descartado de forma irregular, para se ter uma ideia, um único litro de óleo lubrificante usado, também conhecido como OLUC, é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Ainda hoje estima-se  que  milhões de OLUC sejam descartados de forma incorreta.

Um dos fatores que contribuirá para aumentar o volume de coleta de OLUC no Estado do Ceará é a instalação do primeiro e único Centro de Coleta autorizado pela ANPfddss no estado, para coleta desse óleo.  O ponto fica na grande Fortaleza, no município de Eusébio, e pertence à LWART, empresa 100% brasileira e referência mundial no setor de novo refino. É o terceiro ponto de coleta da empresa na região Nordeste.  Com essa nova base, a empresa aumentou a capilaridade e passou a atender clientes em mais municípios com maior agilidade e flexibilidade. A partir da instalação da base na grande Fortaleza, estima-se que novos empregos sejam gerados à medida que se amplia o volume de coleta.

Os óleos lubrificantes são utilizados sobretudo em máquinas e equipamentos industriais, setor automotivo e de infraestrutura.

Ponto de Coleta de óleo usado

Ponto de Coleta de óleo usado

Após o uso, os aditivos que compõem o óleo lubrificante se degradam e esse óleo perde suas funções e desempenho, tornando-se óleo lubrificante usado e contaminado. Em função do seu potencial poluidor, a legislação brasileira determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para um novo refino, e proíbe o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins. Desta forma, o óleo lubrificante refinado novamente evita a contaminação de recursos naturais. Considerando o País inteiro, em 2020, foram coletados no Brasil mais de 450 milhões de litros de óleo lubrificante usado em diferentes fontes geradoras, como postos de gasolina, oficinas, concessionárias, e gerados em máquinas industriais nos mais variados setores, do agronegócio à mineração. A instalação de novas bases, como a da LWART, favorece o aumento da capilaridade de coleta de OLUC no Brasil.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of