NOVOS CASOS DE COVID-19 SÃO REGISTRADOS EM PLATAFORMAS DA PETROBRÁS E FUP PEDE INTERDIÇÃO DE UNIDADES

p-50A Federação Única dos Petroleiros (FUP) relatou, no início da noite de hoje (29), que foram registrados novos casos de Covid-19 em sete plataformas da Petrobrás (P-26, P-50, P-18, P-35, P-20, P-33 e P-62). A entidade ainda declarou que, em conjunto com o Sindipetro-Norte Fluminense, irá pedir à Agência Nacional do Petróleo (ANP) e à Vigilância Sanitária a interdição de mais unidades de produção da estatal, a fim de evitar o crescimento do contágio.

A FUP alega que há falhas no procedimento instaurado pela Petrobrás para realizar testes rápidos em trabalhadores que vão embarcar nas plataformas. A entidade diz que o principal aeroporto de deslocamento dos petroleiros, Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes (RJ), ainda não possui testagem. Os exames só estariam ocorrendo no aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital fluminense.

A federação pede ainda que sejam feitos testes nos colaboradores que estão desembarcando, para evitar riscos aos familiares destes trabalhadores. “Segundo informações recebidas pelo canal de denúncias criado pelo Sindipetro-NF, diariamente de dois a três trabalhadores embarcados têm deixado seus postos de trabalho nas plataformas com sintomas da doença. Há relatos crescentes de trabalhadores com medo e psicologicamente abalados”, disse a FUP, em nota.

A entidade sindical denuncia ainda que a testagem não está sendo realizada nas unidades terrestres da Petrobrás, como refinarias, terminais, unidades de tratamento de gás e termelétricas. Dados do Ministério de Minas e Energia indicam que há 510 casos de Covid-19 entre os funcionários da Petrobrás. Há ainda outras 1.301 ocorrências suspeitas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of