PETROCITY SERÁ ATENDIDO PELA LOGÍSTICA DA MAIOR FERROVIA PRIVADA DO PAÍS QUE LIGARÁ BRASÍLIA AO ESPÍRITO SANTO

barbosaVai virar realidade a ideia que nasceu há alguns anos de levar uma estrada de ferro até São Mateus, no Espírito Santo, fechando a logística da Petrocity, que vem sendo levada à frente graças a competência e a persistência do executivo e presidente da Petrocity Group, José Roberto Barbosa (foto). Por sugestão do ministro Tarcísio de Freitas, a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EF 030) será estendida até São Mateus, com 1.300km a partir de Brasília, e a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES) terá 200km de Ipatinga a Barra de São Francisco. O Ministério da Infraestrutura assinou com a Petrocity Ferrovias, autorização para a construção da EFMES, que será a EF 456. A ela se somará a EF 030, Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek, que ganhou uma adequação e, agora, vai ligar direto Brasília ao Centro Portuário depetrocity 4 São Mateus, no distrito de Urussuquara. Com isso, o município de Barra de São Francisco entra o ano de 2022  com duas ferrovias autorizadas, colocando-se como potencial maior eixo logístico do Brasil para os próximos dez anos, prazo dado pelo Governo Federal para a construção das ferrovias, de acordo com as regras do novo Marco Legal Ferroviário, aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

José Roberto Barbosa disse que, por sugestão do próprio ministro Tarcísio de Freitas, “a JK vai ser a ferrovia principal, estendida até São Mateus, passando por Barra de São Francisco, onde receberá os vagões da TREMEFMES, que ligará Ipatinga a Barra de São Francisco”. O executivo acrescentou ainda que “serão 1.300km de Brasília a São Mateus, a maior ferrovia privada do Brasil, e mais 200 km de Barra de São Francisco a Ipatinga”. A Petrocity Ferrovias tem 2.300km de linhas férreas integradas e com pedido de autorização junto ao Ministério da Infraestrutura. Além da JK e da EFMES, tem mais 700 km da Estrada de Ferro Planalto Central, ligando Unaí (MG) a Campos Verdes (GO) e outros 50 km de Corumbá de Goiás a Anápolis, para fazer a interligação com a EF 030.

Será a ligação do Centro-Oeste ao mar do Norte do Espírito Santo. O ano de 2022 será um marco da alavancagem desse grande corredor logístico do Brasil, que inclui ainda o movimento pela duplicação dos 300km da rodovia BR 381, entre São Mateus e Governador Valadares, que tem um projeto de dois deputados, um mineiro e um capixaba, de reintegração à malha rodoviária nacional para efeito de duplicação e privatização”, concluiu Barbosa.

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