OCYAN ANUNCIA PLANOS DE OFERECER SERVIÇOS E TECNOLOGIAS PARA OS CAMPOS MADUROS OFFSHORE DO BRASIL

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

vinicius-castilhoOs campos maduros da costa brasileira estão sob holofotes nos últimos dias, isso porque o governo federal lançou recentemente o Promar, programa voltado à revitalização e incentivo à produção nesses ativos. Como esse mercado está cada vez mais em evidência, a Ocyan enxergou a oportunidade de fazer novos negócios e já traçou planos para o segmento. Hoje (17), vamos conversar com o diretor de contratos da área de Manutenção e Serviços Offshore da companhia, Vinicius Castilho, que contou um pouco do interesse da empresa em ofertar soluções para as operadoras de campos maduros. “A Ocyan está confiante que através da sua plataforma de serviços integrados possa oferecer serviços de operação e manutenção, de subsea e perfuração com uma visão ampliada de Portfólio de Soluções”, afirmou. Castilho diz também que vê com bons olhos a chegada de novas operadoras aos campos maduros, recentemente vendidos pela Petrobrás. “A Ocyan avalia que o novo desenho das operações de campos maduros abre um leque de oportunidades no portfólio de clientes e serviços da cadeia produtiva e terá mais espaço para quem oferecer tecnologia, eficiência, resiliência e produtividade”, avaliou. O entrevistado acrescentou ainda que o investimento em novas tecnologias já é um dos pilares do desenvolvimento da empresa nos próximos anos, usando a inovação como carro-chefe, e por este motivo, “o mercado que se abre está no radar do plano de crescimento da Ocyan, que será acelerado com a possibilidade da conquista de novos negócios”.

Poderia compartilhar conosco o que motivou a Ocyan a olhar para oportunidades em campos maduros?

573f068318c464b3f0d7a0b05f4214efA Ocyan tem se mantido atenta às novas oportunidades em todos os segmentos do mercado de óleo e gás, e sua experiência em serviços integrados, aliada a uma alta performance dos seus ativos e à excelência operacional, tem sido o nosso diferencial, já reconhecido no mercado. 

Estamos acompanhando os movimentos e o cronograma de licitações, que envolvem o desinvestimento da Petrobrás em campos maduros, para também fortalecer parcerias em atendimento às necessidades das novas operadoras. A Ocyan avalia que o novo desenho das operações de campos maduros abre um leque de oportunidades no portfólio de clientes e serviços da cadeia produtiva e terá mais espaço para  quem oferecer tecnologia, eficiência, resiliência e produtividade.

Que tipos de oportunidades a empresa está mapeando nesse setor?

ca25784880bc719268f4caf60e328dfdA empresa está passando por um período de transformação com muitas ações em curso que envolvem ampliação do uso de tecnologia e inovação e melhorias internas que visam a ampliação de negócios. Recentemente, a empresa criou a diretoria de Inovação e Novos Negócios para posicionar a empresa com uma estratégia de crescimento sustentável a médio e longo prazos. Investimento em novas tecnologias é um dos pilares para impulsionar o desenvolvimento da empresa nos próximos anos utilizando a inovação como carro-chefe.  Por este motivo, o mercado que se abre está no radar do plano de crescimento da Ocyan, que será acelerado com a possibilidade da conquista de novos negócios.

De que forma o lançamento do Promar do governo federal colabora com as intenções da Ocyan de investir nesse mercado?

O Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar), cujo lançamento aconteceu nos últimos dias, representa um marco importante para o setor de óleo e gás no país. Ele criará oportunidades para a cadeia produtiva, ampliando negócios e atividades. Os recentes campos e prospectos ofertados pela Petrobrás abrem espaço para que as operadoras independentes e de menor porte mostrem sua capacidade de gerir os campos e os ativos de cada uma destas novas áreas. Esse processo demandará um grande envolvimento dos seus fornecedores, que precisam estar preparados para dividir conhecimento e tecnologia, além de demonstrar adaptabilidade a novos modelos de negócios e contratações.

No curto prazo, as empresas fornecedoras terão ainda mais que se adequar a esse novo modelo, algo que a Ocyan já vem fazendo, uma vez que já oferece serviços integrados unindo operação e manutenção de ativos, além de expertise em executar serviços de perfuração e subsea através de uma plataforma de Portfólio de Soluções.

Quais atividades a Ocyan poderia desempenhar dentro do mercado de campos maduros marítimos?

Ocyan-1Avaliamos que neste processo de desinvestimento da Petrobrás ocorrerá uma queda do número de plataformas operadas pela empresa, o que poderá reduzir as contratações de serviços de manutenção pela companhia.

Por outro lado, surgirão oportunidades para vários serviços offshore destes mesmos ativos, que devem passar para as mãos das novas operadoras destes campos. Neste caso, os novos responsáveis terão o desafio de manter as operações em curso, além de executar novos investimentos para que consigam potencializar a recuperação dos seus campos e estender a vida útil dos seus ativos.

A Ocyan está confiante que através da sua plataforma de serviços integrados possa oferecer serviços de operação e manutenção, de subsea e perfuração com uma visão ampliada de Portfólio de Soluções.

Mapeadas essas oportunidades, quais serão os próximos passos da empresa?

A empresa continua desempenhando suas atividades com todos os ativos contratados e se mantém em busca de novas oportunidades e soluções que ampliem a eficiência operacional e reduzam o impacto ambiental. Acreditamos que nossa capacidade de inovar, bem como nossos indicadores de desempenho operacional e de segurança, atrelados a nossa plataforma de serviços integrados, poderá ser um atrativo adicional para nossos futuros clientes e operadores de campos maduros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of