OCYAN DESENVOLVEU SISTEMA DE MONITORAMENTO DE BARREIRAS DE SEGURANÇA EM PLATAFORMAS DE PERFURAÇÃO

Carlos-Alberto-T-A-Junior[25399]A Ocyan desembolsou cerca de US$ 1 milhão para desenvolver o Sistema de Monitoramento Dinâmico das Barreiras de Segurança operacional em tempo real. A novidade será usada para visualização e predição dos riscos das plataformas de perfuração. De acordo com a companhia, o sistema também poderá ser aplicado em outros setores, como o petroquímico e o de mineração.

O novo sistema é usado nas atividades de monitoramento à distância desenvolvidas na base da companhia em Macaé (RJ). As informações captadas pelo tecnologia são automatizadas por meio de inteligência artificial, reduzindo a interferência humana e a probabilidade de erros no processo.

“O monitoramento das barreiras confere maior visibilidade ao principal estudo de riscos das plataformas de perfuração da Ocyan. Ele aproxima e inclui cada vez mais o estudo de riscos contidos no Safety Case ao cotidiano das operações ao possibilitar a visualização da integridade das barreiras de salvaguardas, garantindo a assertividade na tomada de decisões para assegurar a continuidade operacional com segurança”, explica Carlos Júnior, gerente-executivo de Sustentabilidade da Unidade de Perfuração da Ocyan.

O sistema foi desenvolvido em parceria com a empresa Intelie. A Ocyan ficou responsável pelas questões técnicas referentes à coordenação dos riscos e estrutura. Já a Intelie desenvolveu toda a estrutura do sistema. “Os resultados do processo são visualizados de forma imediata, fato que gera enorme ganho na qualidade na tomada de decisão. Caso um risco seja considerado intolerável, o sistema automaticamente emite alarmes e e-mails para todas as lideranças de bordo, offshore e onshore”, completou Carlos Júnior.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of