PRIMEIRO WORKSHOP DO PROMAR COMEÇA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

plataforma-de-petroleo-petrobras-868x644-1-868x630Os campos maduros do Brasil entrarão na pauta da indústria de óleo e gás nesta semana. O Ministério de Minas e Energia e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) realizarão, na quinta e sexta-feira (15 e 16), o 1º Workshop do Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar) de 2021. O evento, no formato digital, servirá para discutir as contribuições recebidas na consulta pública sobre o tema, realizada pelo MME em janeiro e fevereiro.

De acordo com a pasta, os assuntos abordados no workshop serão cessão de direitos e transição de operação, escoamento e comercialização, descomissionamento de instalações, participações governamentais, capacitação profissional, PD&I, meio ambiente e extensão de vida útil dos campos. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participará da abertura do encontro. Lideranças de órgãos governamentais e representantes das indústrias também estão presentes.

Para lembrar, o Promar foi oficialmente lançado em março. A ideia com o programa é repetir a fórmula bem sucedida do Reate (voltado para campos terrestres) e ajudar a aumentar a produção decadente do pós-sal na Bacia de Campos.

Nos últimos dez anos, a produção em mar dos reservatórios do pós-sal, localizados principalmente na Bacia de Campos, teve redução de aproximadamente 60%. Tratam-se de campos maduros que demandam gerenciamento permanente e investimentos constantes a fim de evitar acentuados declínios de produção”, afirmou Bento Albuquerque, na ocasião de lançamento do programa. “Pretendemos identificar pontos de melhorias regulatórias ou legais que aumentam a atratividade por investimentos nessas áreas e nos permitam extrair o maior volume possível dos nossos recursos naturais”, completou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of