OGPAR DEVOLVE CAMPOS DE TUBARÃO GATO, TUBARÃO TIGRE E TUBARÃO AREIA PARA A ANP

ogxOs campos de Tubarão Gato, Tubarão Tigre e Tubarão Areia foram devolvidos para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) pela OGPar. As áreas tiveram sua comercialidade declarada em março de 2013, a partir das acumulações de Fuji, Pipeline e Illimani, no antigo bloco C-M-592.

Essas áreas foram a base das acusações de manipulação de informações e uso de informação privilegiada por parte do antigo proprietária da OGPar – à época chamada OGX -, Eike Batista. O empresário teria omitido as conclusões técnicas e financeiras de consultores, além de análises internas sobre as áreas.

Em fato relevante publicado em 2013, a companhia declarou uma estimativa de 823 milhões de barris de petróleo in situ nas áreas, mas bastaram quatro meses para a OGX informar que o desenvolvimento dos três campos não era economicamente viável. Cinco plataformas haviam sido encomendadas à OSX e tiveram suas encomendas canceladas, pagando US$ 449 milhões por causa da mudança de planos.

Alternativas para os campos vinham sendo pensadas desde a época de OGX, quando foi solicitada à ANP a interrupção da fase de produção dos campos pelo prazo de cinco anos, além da postergação da entrega dos planos de desenvolvimento, mas a agência negou o pedido.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of