OITO GRANDES E EMPRESAS E O IBP SE REÚNEM PARA LANÇAR UM PROJETO EM DEFESA DO DIREITO DA MULHER TRABALHAR EMBARCADA

Vanessa-LessaAs empresas Altera&Ocyan, Aker Solutions, Equinor, Ocyan, SBM Offshore, Schlumberger, Subsea7 e TotalEnergies, além do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), estão lançando juntos hoje (27) a campanha setorial “O mar também é delas”, uma iniciativa que visa ampliar a igualdade de oportunidades para profissionais mulheres e o bem-estar para o público feminino que trabalha embarcado em plataformas e sondas da indústria do petróleo no país. O movimento busca também estimular outras mulheres a ingressar neste segmento estratégico para a economia brasileira. A campanha tem uma plataforma única, que poderá ser acessada pelo link www.omartambemedelas.com.br.

“O mar também é delas” foi inspirada em pesquisa encomendada ao Instituto Ipsos com mulheres que trabalham offshore em diversas empresas do setor. Nirnir Lander (foto à direita), vice-presidente de Pessoas e Gestão da Ocyan, afirmou: “O estudo fez um diagnóstico sobre o que elas pensam e o resultado foi tão rico que achamos importante dar visibilidade e dividir as informações com toda a indústria para criamos um movimento coletivo para contribuir com a garantia da segurança psicológica e da equidade de oportunidades, além de promover a atração e seleção de novos talentos femininos nessa área de atuação. Percebemos que seria necessário seguir em um movimento conjunto e somar forças se quiséssemos ir mais longe, por isso esta campanha é aberta permanentemente a novas empresas interessadas em participar desta causa.”

A pesquisa a que o executivo se refere traz dados importantes, 90% das mulheres ouvidas acharam fundamental criar campanhas e ações para divulgar a relevância do tema. A grande maioria ouvida,  87%, pediram a criação de programas de incentivo para a contratação de mulheres no setor e pelo menos 34% disseram que por trabalhar offshore, podem inspirar outras mulheres a realizar esse tipo de atividade. Foi com base em números como esses que foi criado um site exclusivo sobre o tema com três principais cristinaenfoques: conteúdo, oportunidades e inspiração.  Ele será um ponto de encontro, um local de busca por informações, posições de trabalho e compartilhamento de histórias.

Para Cristina Pinho (foto à esquerda), Diretora Executiva Corporativa do IBP,  a iniciativa se propõe a fomentar o debate e colocar uma luz sobre a igualdade de oportunidades no ambiente offshore. “A passagem das mulheres pelo operacional é importante para a ascensão de carreira dentro das empresas. Esperamos que o portal seja umana serrano ambiente para compartilhar histórias e inspirar ações que levem a mudanças no setor de O&G”, declarou.

Na Equinor – diz Ana Serrano (foto à direita), Vice-Presidente sênior de subsuperfície em Tecnologia do Petróleo & Exploração – acreditamos que a diversidade estimula a inovação e a criatividade, dois elementos que consideramos vitais para moldar o futuro da energia. Por isso, temos trabalhado para atrair e motivar mais mulheres para cargos de liderança na companhia e para aumentar o número de funcionárias offshore. Tenho certeza de que “O mar também é delas” terá um papel muito importante nesta jornada”.

Outra operadora que estará junta na campanha é a TotalEnergies. Eduarda Pina (foto à esquerda), Diretora de 1538020979534Negócios, Desenvolvimento e Geociência da companhia, diz que a iniciativa está muito alinhada com as diretrizes da TotalEnergies de promover a diversidade de talentos como fator crucial para a competitividade, capacidade de inovação e atratividade. “O respeito ao próximo é um dos nossos valores fundamentais. Cultivar um ambiente de trabalho inclusivo, respeitando-se as diferenças de cada um e utilizando-se dessa riqueza para impulsionar o desempenho e a inovação, são princípios que nos guiam diariamente”, afirmou.

Carolina-Almeida-300x300Além das operadoras, fornecedoras também abraçam a causa, como a  Altera&Ocyan. Carolina Almeida (foto à direita), gerente de Pessoas da companhia, disse que o compromisso da empresa com a equidade de gênero está em todo o processo de recursos humanos. “Queremos atrair e especialmente proporcionar oportunidade de desenvolvimento de carreira a esses talentos femininos. Hoje, na joint venture Altera&Ocyan contamos com um corpo de 18% de mulheres, de um efetivo total de pouco mais de 300 integrantes. Temos um caminho pela frente e este movimento setorial só reforça nossa responsabilidade em relação a esta causa”, afirmou.

alessandraEnquanto isso, Alessandra Nogueira (foto à esquerda), diretora de RH da Subsea 7, outra empresa que apoia a iniciativa, disse que é uma grande honra apoiar o programa O Mar Também é Delas. “Vimos investindo em ampliar o número de mulheres em cargos offshore para que possamos ter cada vez mais olhares diversos e colaboração em diferentes níveis. A mulher cada vez mais vem conquistando oceanos de oportunidades, trazendo seu olhar amplo, sua voz e suas ações para transformar o mercado de trabalho e a Subsea 7 espera colaborar de forma ativa paraana paula promoção desta plataforma de tanto valor”, declarou.

Já para Anna Paula Lougon (foto à direita), diretora de Tecnologia Brasil da Schlumberger ressalta a importância da representatividade feminina.

O avanço da representatividade das mulheres no setor de óleo gás é perceptível, mas ainda precisamos aumentar a inserção delas nesse mercado. Representatividade é fundamental para dar conta de todos os desafios a serem enfrentados pela indústria”, avaliou Anna Paula.

jaqueline sbmJaqueline Fonseca (foto à esquerda), diretora de RH da SBM Offshore no Brasil, aponta que a iniciativa tem um objetivo muito rico e necessário, que é facilitar a conexão das mulheres com as oportunidades em grandes empresas do mercado: “Ver mulheres conquistando espaço em um ambiente historicamente e ainda predominantemente masculino é um grande orgulho para mim como profissional, mas também como mulher que trabalha na indústria de energia, óleo e gás. Temos muito o que aprender, barreiras que precisamos romper e tabus que teremos que quebrar, mas nenhum processo de inclusão é diferente. Exige força e força é algo que não falta em nenhuma mulher”, disse.

andreiaPor fim, Andreia Maciel (foto à direita), VP de Recursos Humanos da Aker Solutions, destacou que “esta força-tarefa é uma iniciativa necessária e vem ao encontro dos nossos objetivos estratégicos para continuar construindo uma empresa mais diversa e inclusiva, promovendo oportunidades para inserção de mulheres no mercado de energia”.

 

 

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Jonas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jonas
Visitante
Jonas

ué, mas elas não têm esse direito? Acho que o problema está nos bancos de escolas técnicas e universidades, ainda são minoria nos cursos mais técnicos…daí por diante, elas chegam onde querem. Bobagem falar de inserção no mercado, tem que falar na inserção nos cursos voltados para o setor. Depois disso elas sempre chegam lá.