ONS DESLIGARÁ MAIS DA METADE DAS USINAS TERMELÉTRICAS EM JUNHO E CONTA DE LUZ DEVE CAIR

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????A crise energética parece ter ficado no passado, e o setor começa hoje a retomar seu caminho natural. Nesta quarta-feira (18), o novo diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata (foto), anunciou que no mês que vem serão desligadas mais da meta das usinas termelétricas atualmente em operação no país. A medida deve resultar na redução direta das tarifas de consumo, e a previsão é de que represente uma economia de até R$ 200 milhões mensais para o governo federal.

A ordem das desativações deve ser definida ainda este mês, segundo Barata. Hoje, as térmicas ativas possuem uma capacidade total de geração em torno de 7,5 mil MW, o que deverá ser reduzido em junho para aproximadamente 3,5 mil MW. Com a diminuição dos custos, a adequação das contas de luz deverá ser feita conforme o cronograma de revisão de cada distribuidora regional. No Rio de Janeiro, a Light deve alterar a cobrança no mês de novembro.

O desligamento das usinas ocorre devido à melhora no nível dos reservatórios e à redução do consumo. Há mais de um ano, o país vem enfrentando uma alta nos preços da energia em decorrência da crise hídrica, que exigiu a ativação de usinas térmicas para atender às demandas do mercado.

Com a recente mudança de governo, Barata assumiu a ONS no final de semana passada, após a saída do então diretor Paulo Pedrosa, que passa agora a liderar a secretaria executiva do Ministério de Minas e Energia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of