APÓS EUA SAIR FORMALMENTE DO ACORDO DE PARIS, GESTÃO DE JOE BIDEN PODERÁ REVERTER DECISÃO EM POUCOS DIAS

joe-bidenDeve ser breve o período em que os Estados Unidos ficarão de fora do Acordo de Paris, após a confirmação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020. O retorno ao tratado climático é uma das promessas de campanha do agora presidente eleito do Partido Democrata. Biden já havia prometido que voltaria ao acordo logo no seu primeiro dia de governo. O processo formal para reincorporar os EUA pode levar alguns dias.

Durante a semana passada, o secretariado da ONU para as Mudanças Climáticas disse que continuaria “comprometido em trabalhar com todas as partes interessadas e parceiros dos EUA em todo o mundo”.

Nos termos do artigo 28 do Acordo de Paris,  qualquer país  pode se retirar a qualquer momento após três anos a partir da data em que o acordo entrou em vigor.  Esta retirada entra em vigor no prazo de um ano a partir da data de recebimento da notificação de retirada. Os EUA aceitaram o Acordo de Paris em 3 de setembro de 2016 e ele entrou em vigor para o país em 4 de novembro do mesmo ano. Isso significava que teria que permanecer no pacto até pelo menos 2019. Em 4 de agosto de 2017, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou que havia recebido uma notificação dos EUA expressando sua intenção de rescindir o acordo assim que fosse elegível para faça isso.

A declaração conjunta dessa semana observou “com pesar” que a retirada dos americanos do Acordo de Paris havia entrado formalmente em vigor, acrescentando: “Enquanto olhamos para a COP26 em Glasgow, continuamos comprometidos em trabalhar com todas as partes interessadas e parceiros dos EUA em todo o mundo para acelerar o clima ação, e com todos os signatários para garantir a plena implementação do Acordo de Paris. ” A ONU foi este ano forçada a adiar a COP26 – sua última conferência global sobre mudança climática – por causa da pandemia COVID-19. Será realizado em Glasgow, Escócia, em novembro de 2021, tendo parceria com a Itália.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of