IMPLANTAÇÃO DE UMA PLATAFORMA COMPUTACIONAL RECOLOCA A POLI-USP EM DESTAQUE NO CENÁRIO GLOBAL

swswsEstá dando bons resultados o projeto que a Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e a Versatus HPC implantaram em um cluster de alto desempenho da Dell Technologies, para ser utilizado dentro do projeto STMI do programa de Geofísica do RCGI (Research Centre for Gas Innovation). O projeto de implementação do cluster  tem como objetivo principal desenvolver a plataforma computacional que permitirá que um conjunto de tecnologias de software para simulação numérica e solução de problemas de inversão, com foco específico em aplicações em processamento sísmico com o máximo desempenho. O cluster  está possibilitando o acesso a uma diversidade de hardware de última geração aos profissionais, que podem realizar pesquisa de ponta em nível mundial. Esse fato recoloca a Poli no cenário mundial de computação de alto desempenho aplicada a problemas de engenharia, incluindo o setor de óleo e gás. Atualmente, mais de 60 pesquisadores de diversas unidades da USP utilizam o equipamento.

A utilização dessa solução também tem como foco atingir um maior nível de automatização através da geração e adaptação de malhas, que é uma tarefa que consome muitas horas de trabalho humano. O objetivo é atingir um estágio onde, fornecidos dados do campo de velocidade, uma malha adequada seria gerada de forma totalmente automática, reduzindo a interferência humana a casos excepcionais.  Por fim, modernas tecnologias de compiladores serão empregadas para gerar códigos altamente otimizados para plataformas de computação que irão de supercomputadores a sistemas na nuvem.

Joaquim Merino(foto a direita), líder de projetos em HPC da Dell Technologies, disse que  “Eu me sinto muito honrado por fazer parte deste projeto. Com wswsnossas soluções, produtos e serviços permitimos que mais pessoas, empresas e pesquisadores tenham acesso a Computação de Alto Desempenho (HPC), a Dell Technologies proporcionou que esta importante ferramenta científica tornar-se acessível a todos.

Para o  Professor Bruno Carmo(foto a esquerda), vice-diretor científico do RCGI e coordenador de projeto STMI, “Estão sendo desenhadas e implementadas linguagens de programação de alto nível, possibilitando que estas tecnologias sejam capazes de reduzir o tempo necessário swwswswwsddpara o desenvolvimento de códigos de simulação e inversão de anos para dias. Assim, geofísicos usarão seus conhecimentos específicos para desenvolver e avaliar rapidamente novos algoritmos para obtenção de imagens de regiões geologicamente desafiadoras.”

Eiji Kawahira(foto a direita), da equipe de desenvolvimento de produtos da Versatus HPC, disse que  “Antes da implementação houve um extenso trabalho de arquitetura e consultoria, conversando e levantando informações com todos os integrantes do RCGI e até com especialistas da Shell. Sabendo quais eram as swswswsprincipais cargas de trabalho e tipos de cálculo que seriam executados, foi desenhado uma arquitetura de cluster HPC e storage de arquivos paralelos específicos para o RCGI. A Versatus atua em HPC há mais de 10 anos com forte atuação em áreas de Materiais, Química e Bioinformática. Este projeto, que é ligado à pesquisa no mundo de Óleo e Gás, é um marco e atesta nossa capacidade de consultoria, implementação e suporte nesta vertical.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of