OPERADOR DE REPASSES A JOÃO SANTANA FECHA ACORDO DE DELAÇÃO PREMIADA NA OPERAÇÃO LAVA-JATO

zwi skornickiO elenco da Operação Lava-Jato acaba de ganhar um novo reforço, agravando a previsão de tempestades sobre Brasília. O engenheiro Zwi Skornicki (foto), acusado de atuar como operador no esquema de corrupção da Petrobrás, fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) nesta semana e deve começar a depor já nos próximos dias, segundo o G1. A expectativa é de que ele revele novas informações sobre os repasses feitos ao casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura, responsáveis pelo planejamento das campanhas presidenciais da presidente afastada Dilma Rousseff em 2010 e 2014.

Preso desde fevereiro, Skornicki foi alvo da 23ª fase da operação, batizada de Acarajé. O novo delator é representante no Brasil do estaleiro Keppel Fels e foi citado por outros investigados como elo para o pagamento de propinas. Ao longo de 10 anos, seu patrimônio teria aumentado 35 vezes.

A força-tarefa da Lava-Jato considera que a delação de Skornicki pode vir a confirmar um possível elo entre os pagamentos feitos a João Santana e as doações à campanha presidencial do PT em 2014. Segundo o MPF, Santana recebeu US$ 4,5 milhões de Skornicki entre 2013 e 2014. Além disso, o publicitário é suspeito de ter recebido US$ 3 milhões, entre 2012 e 2013, em contas secretas no exterior por meio de offshores ligadas à Odebrecht.

Além disso, outras mudanças podem impactar agora as investigações acerca do caso de João Santana. Em despacho feito nesta terça-feira, o juiz Sérgio Moro suspendeu a tramitação do processo contra o ex-gerente da Petrobrás Pedro Barusco referente à 23ª fase da operação, que levou o publicitário à prisão. Com isso, Barusco sai da condição de réu e passa a atuar como testemunha de acusação no processo, ao qual deve prestar depoimentos para esclarecer repasses de dinheiro desviado de contratos da estatal para pagamentos de serviços eleitorais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of