OPERADORA LOGÍSTICA HEVILE CONQUISTA CERTIFICAÇÃO OEA, PROJETA CRESCIMENTO DE 15% E MIRA NOVOS NEGÓCIOS EM ÓLEO & GÁS

PaulinoO ano de 2024 será promissor na história da operadora logística Hevile. Depois de ter registrado um aumento de 47,48% no volume de peso aéreo transportado do Brasil para o exterior em 2023, a companhia iniciou 2024 conquistando a cerificação de Operador Econômico Autorizado (OEA). Em suma, as empresas que conseguem essa chancela são como parcerias estratégicas da Receita Federal. Ou seja, são operadoras consideradas de baixo risco e confiáveis e ganham benefícios oferecidos pela Aduana Brasileira. O sócio-diretor da Hevile, Guilherme Paulino, comemorou a conquista e vislumbra novos negócios por conta desse novo feito. “Atingimos os mais altos padrões de segurança para o transporte da carga, com critérios rígidos inclusive para contratação de pessoal próprio, e isso com certeza coloca a Hevile como um dos Agentes de Cargas eleitos para participar do mercado de Oil & Gas, onde as empresas procuram cada vez mais por transparência e segurança”, afirmou. Falando em óleo e gás, a Hevile está pisando firme para conquistar mais presença no setor, especialmente após a conquista dessa nova certificação. O segmento petrolífero agora passa ser uma das principais áreas de atuação.  “Nosso foco agora é consolidar a Hevile definitivamente no setor do Oil & Gas, mantendo a essência de uma empresa que tem soluções customizadas para seus clientes, analisando caso a caso, embarque por embarque, com maior cautela”, afirmou. Com esses novos horizontes abertos, Paulino prevê que a empresa alcançará um crescimento na casa dos 15% neste ano.

Poderia começar relembrando aos nossos leitores como é a atuação da empresa no setor de logística?

asdasdA Hevile nasceu em 1997 em Recife (PE), atuando como Freight Forwarder especializado em Cargas Perecíveis. Desde então, são anos evoluindo, acompanhando as mudanças do mercado, e claro, pensando sempre no melhor para as necessidades de cada cliente. Em 2015, acontece a criação do Departamento de Cargas Projeto, onde tivemos o prazer em Transportar quatro Deckhouses da Coreia do Sul para o Estaleiro Atlântico Sul no Brasil, parceria formada na ocasião com a BBC CHARTERING. [Nota da Redação: assista ao vídeo dessa operação ao final desta entrevista.]

Em 2018, a Hevile chega finalmente ao Sudeste para atuar juntamente aos Players Locais, incluindo uma parceria forte com uma das maiores fabricantes de Tubulações e Spools para o mercado de Oil & Gas, a EBSE (Empresa Brasileira de Soluções e Engenharia), em Santíssimo-RJ. Com a abertura dos novos mercados e investimentos no Sudeste, e com ampliação dos escritórios e também contratação de profissionais altamente qualificados, o setor do Oil & Gas passa ser uma das principais áreas de atuação, e é esse cuidado especial com o qual já tratamos nossas cargas e clientes que estamos trazendo para esse setor, expandindo a Hevile a novos horizontes.

Como foi o volume de negócios e operações em 2023? E como tem sido esses primeiros meses de 2024 para a empresa?

servicos-frete-maritimoFechamos o ano de 2023 com o 6º Lugar no IATA CASS – Ranking IATA baseado no volume de peso aéreo transportado do Brasil para o exterior, com um crescimento apurado de 47,48% no ano, o que corresponde a quase 20 milhões de quilos transportados por via aérea.

Quanto aos primeiros meses de 2024, precisamos fechar o primeiro trimestre para analisar o nível do crescimento, mas pautado pela experiência e pela carga de trabalho, é nítido o crescimento em comparação com o mesmo período do ano passado.

Temos como parceiro estratégico, por sermos baseados no Rio de Janeiro, o nosso querido Aeroporto Tom Jobim (Galeão). Infraestrutura impecável, primeiríssimo mundo, graças a Administração e Competência da Concessionária Aeroporto Rio de Janeiro – RIOgaleão, que tem a CHANGI como sócia majoritária.

Quanto ao modal marítimo, apuramos um crescimento de 25,23% alcançando a marca de 1000 TEUs no ano de 2023. Para o ano que se inicia, acreditamos que com a abertura de novas frentes de trabalho, novos commodities, esperamos um crescimento na casa dos 15%.

Agora, gostaria que contasse aos nossos leitores como foi o processo de obtenção do certificado de OEA?

servicos-cargas-projetoA Hevile vem se preparando para a Certificação OEA há pelo menos 3 anos. É um processo longo e que requer o preenchimento de várias condutas e procedimentos para se eleger e se certificar como uma empresa parceira da Receita Federal do Brasil.

O Operador Econômico Autorizado (OEA) é um parceiro estratégico da Receita Federal que, após comprovar o atendimento a todos os dificílimos requisitos e critérios do Programa OEA, é certificado como Operador de Baixo Risco, Confiável e, portanto, usufruirá de todos os benefícios oferecidos pela Alfândega Brasileira, relacionados à maior agilidade e previsibilidade de sua carga nos fluxos comerciais internacionais.

Atingimos os mais altos padrões de segurança para o transporte da carga, com critérios rígidos inclusive para contratação de pessoal próprio, e isso com certeza coloca a Hevile como um dos Agentes de Cargas eleitos para participar do mercado de Oil & Gas onde as empresas procuram cada vez mais por transparência e segurança.

O que isso representa para a companhia em termos de novas atividades?

Para a Hevile, é uma oportunidade de estarmos inclusos num seleto Hall de Agentes de Cargas Certificados pela Receita Federal do Brasil e poder atuar junto a grandes corporações e empresas que realmente procuram por clareza, segurança e transparência no transporte de suas cargas.

Quais são os planos de expansão e investimentos da Hevile para os próximos anos?

servicos-frete-aereoContinuamos nosso plano de expansão e investimentos baseados em propósitos e compromissos. Nosso foco agora é consolidar a Hevile definitivamente no setor do Oil & Gas, mantendo a essência de uma empresa que tem soluções customizadas para seus clientes, analisando caso a caso, embarque por embarque, com maior cautela.

Por fim, em sua opinião, quais medidas e ações do governo ou do mercado deveriam ser adotadas para melhorar a logística no Brasil?

Temos um longo caminho a percorrer aqui. Investimento é a palavra. Isso vai desde modernização de Portos e Aeroportos, incentivo a Cabotagem, que ainda é muito tímido se comparado aos outros modais, principalmente com o modal rodoviário, que por sua vez sofre também com a falta na melhoria das rodovias, que são completamente precárias.

Posso citar inúmeros pontos aqui que podem ser melhorados no Brasil. A exemplo das exportações de gengibre fresco do estado do Espirito Santo, onde o acesso aos transportadores rodoviários para entrega e posterior coleta dos Containers Reefers, é feita por estradas sem nenhuma sinalização e conservação, muitas vezes por estradas de chão sem nenhuma pavimentação.

Diferentemente no Galeão, temos o aeroporto de Guarulhos em São Paulo com um volume monstruoso de voos e uma infraestrutura bem simples, onde em vários casos, dependemos do uso de câmara frigoríficas improvisadas, pois não atendem nem a demanda nem as condições técnicas que as cargas necessitam.

Infelizmente perdermos muito por descaso das autoridades, muitas cargas que poderiam chegar ao seu destino final, e não chegam por incapacidade logística no Brasil.

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