AIE PREVÊ AUMENTO DO DOMÍNIO DO ORIENTE MÉDIO NO MERCADO DE PETRÓLEO

fatih birolO Oriente Médio está com o protagonismo do mercado mundial de óleo e gás em suas mãos, segundo avaliação da Agência Internacional de Energia (AIE). Os países desta região já correspondem a 34% da produção global de petróleo. Esse domínio tende a aumentar, de acordo com a entidade, já que a queda nos preços do barril dificultará os esforços de conter a demanda pelo insumo.

A procura por petróleo bruto cresceu muito desde a crise nos preços do petróleo, atrapalhando os negócios de países que produzem a custos elevados, como os EUA e o Brasil. Com a produção de xisto nos EUA, houve um excesso de oferta a partir de 2014, puxando os preços do barril para baixo. Mesmo assim, os países que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) mantiveram a sua produção, com o objetivo de defender sua participação no mercado.

Nesse cenário, a demanda pelo produto cresceu, já que o preço do barril caiu pela metade. Paralelamente, mesmo com os esforços dos países em reduzirem suas emissões de poluentes, há o aumento no número de veículos nas estradas. Segundo o diretor-executivo da AIE, Fatih Birol (foto), os EUA e a China registraram aumento na quantidade de veículos que consomem mais combustível – elevando ainda mais a demanda por petróleo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of