ROSATOM DIVERSIFICA E PLANEJA INVESTIR US$ 1,3 BILHÃO EM PROJETOS DE ENERGIA EÓLICA

Kirill KomarovA estatal russa Rosatom está ampliando seus horizontes e começou a traçar um plano de diversificação de focos, com o intuito de investir cerca de US$ 1,3 bilhão em projetos de energia eólica, segundo o diretor de negócios globais da companhia, Kirill Komarov, que prevê alcançar um portfólio de geração a partir dos ventos com capacidade para 610 MW até o fim de 2020.

De acordo com os planos desenhados, a empresa russa pretende modernizar instalações para fabricar equipamentos para turbinas eólicas, além de se estender por outros elos da cadeia, assim como já faz na área nuclear. Deste modo, terá participação não somente na fabricação, mas também no desenvolvimento e na administração dos ativos.

“A energia eólica exige a mesma abordagem de ciclo completo, assim como a energia atômica”, disse Komarov.

O objetivo do grupo é começar a estratégia com um empreendimento de 150 MW em 2018, aumentando o escopo progressivamente, mas ainda não foi definido o local para o projeto piloto.

De acordo com Komarov, o planejamento envolve ainda a participação de oito empresas que atuarão como parceiras tecnológicas e potenciais co-investidoras, e o anúncio de seus nomes, assim como a forma de financiamento, será feito até dezembro deste ano.

A estratégia não é pouco ambiciosa e já nasceu com metas estratosféricas. Nas contas do executivo, a empresa deverá ser capaz de suprir de 70% a 75% do mercado russo para eólicas, já de olho também na exportação de equipamentos no futuro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of