OSX APROVA PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

OSXPouco mais de um ano após ter iniciado seu processo de reestruturação, a OSX, empresa naval de Eike Batista, aprovou seus planos de recuperação judicial. A estrutura societária da companhia se manterá igual, com a manutenção de Eike como sócio majoritário com 66% do capital social.

A OSX é composta pela holding OSX Brasil e três subsidiárias: OSX Construção Naval, OSX Serviços e Operações e OSX Leasing – braço internacional que não entrou em recuperação judicial. Cada companhia terá seu próprio plano de recuperação, costurando uma proposta comum para todo o grupo. Cerca de dois terços dos credores receberão das companhias, em sua maioria credores com poucos créditos a receber. O prazo é de dois anos, sendo o primeiro de carência. Serão pagos até R$ 80 mil em 12 parcelas.

A OSX Leasing, já que não entrou em recuperação judicial, terá seus navios-plataforma vendidos para pagamentos de credores no exterior. Se houver sobra após essa operação, os recursos irão para demais credores. Duas plataformas da companhia estão bloqueadas em à pedido da empreiteira espanhola Acciona, que teme o não pagamento integral dos credores estrangeiros.

O plano de recuperação judicial da OSX se parece bastante com o da OGX (atual OGPar), petroleira do grupo X. Os credores foram convidados a realizar uma injeção de novo capital na companhia. Ao aderir à proposta, o crédito é transformado em debêntures (títulos de dívida) posteriormente, contando ainda com melhor remuneração que os demais credores. Ainda não há valor definido para o aporte

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of