OXITENO ESTÁ OTIMISTA COM O MERCADO DE PERFURAÇÃO NO BRASIL E LANÇA PRODUTOS PARA ATENDER AO SEGMENTO

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Rodrigo Balloni[21224]Conforme já mostramos aqui no Petronotícias, existem estimativas apontando que a atividade de perfuração em 2021 terá mais força na comparação com o ano passado. Muitas empresas que fornecem para o segmento de óleo e gás compartilham dessa opinião otimista e uma delas é a Oxiteno. Nesta segunda (12), vamos conversar  com o gerente de pesquisa e desenvolvimento da companhia, Rodrigo Balloni Rabelo. Ele nos conta que há perspectivas de crescimento para o mercado de perfuração, tanto no curto quanto no médio e longo prazo. Por isso, a empresa está se preparando para entregar novos produtos voltados a esse segmento. “Estamos desenvolvendo um portfólio completo para Lubrificantes de alta performance que garantem uma excelente taxa de perfuração, além de baixo impacto ambiental”, contou. O executivo disse que a Oxiteno acabou de lançar um lubrificante para fluidos de completação e ainda há mais novidades pelo caminho. “Ainda este ano, está por vir um complemento ao portfólio de lubrificantes para perfuração, trazendo novos produtos que irão atender aos diversos desafios das operações onshore e offshore, além de um novo emulsionante de fluido de perfuração base sintética”, afirmou. Rabelo declarou também que o mercado de perfuração no Brasil iniciou 2021 com boas projeções de campanhas exploratórias, gerando oportunidades de negócio para a Oxiteno. “Em relação às negociações de fornecimento de novos produtos, embora não possamos compartilhar mais informações, vemos grande abertura por parte dos clientes e projetamos boas perspectivas para o curto e médio prazo”, concluiu.

Gostaria de começar nossa entrevista perguntando sobre as expectativas da empresa com o mercado de perfuração no Brasil em 2021. Como será a atividade nesse setor, em sua opinião?

navio sondaO mercado ainda sente os efeitos da crise econômica e dos impactos sofridos no ano de 2020, porém existem perspectivas de crescimento para o segmento, tanto no curto quanto no médio e longo prazo. Apesar da sua maturidade, as mudanças regulatórias e as exigências por produtos mais eficientes e sustentáveis trazem inovações constantes. Essa indústria sempre se superou e continua avançando ainda mais forte, de forma tecnológica e produtiva. Em especial, o mercado de perfuração no Brasil iniciou 2021 com boas projeções de campanhas que geram boas oportunidades de negócio para a Oxiteno.

Independente do cenário econômico, a Oxiteno tem como um de seus principais pilares investir em pesquisa e desenvolvimento a fim de contribuir para o crescimento constante do setor, e trabalha continuamente para entregar soluções que atendam às necessidades dos clientes e causem menos impactos socioambientais. Nossos projetos são desenvolvidos por profissionais experientes, norteados por excelência operacional e pela proximidade com o cliente, sempre em busca das melhores soluções que atendam aos desafios impostos pelo mercado.

Na nossa última entrevista com a Oxiteno foram mencionadas muitas novidades em Fluidos de Perfuração para 2021. Como estão os preparativos para esses lançamentos?

SONDASEspecialmente para a etapa de perfuração, entregaremos em 2021 novas soluções que atendem aos desafios de um mercado sempre muito competitivo e exigente. Estamos desenvolvendo um portfólio completo para Lubrificantes de alta performance que garantem uma excelente taxa de perfuração, além de baixo impacto ambiental.

Durante a perfuração com fluidos base água, especialmente em poços com alto grau de inclinação e trechos horizontais de longa extensão, o alto torque entre a coluna de perfuração e a estrutura rochosa perfurada resulta em uma série de limitações e potenciais danos aos equipamentos. A redução da taxa de penetração da broca (ROP), o desgaste prematuro dos equipamentos, o risco de prisão de coluna por diferencial de pressão e a vibração e quebra de equipamentos são exemplos de problemas que refletem fortemente no tempo de operação e, consequentemente, impactam economicamente na construção do poço.

Para otimizar este processo, a primeira solução do nosso portfólio é o ULTRAFLUID LB P 10, um lubrificante de alto performance para fluidos de perfuração à base de água. A formulação une o alto desempenho nas mais diversas condições de aplicação à baixa toxicidade, conferindo alta lubricidade para fluidos base água (WBM), e sendo capaz de reduzir o atrito entre equipamentos, até mesmo em situações extremas, com perfuração horizontal longa extensão em exploração terrestre ou marítima. Entre os principais benefícios do ULTRAFLUID LB P 10, destacam-se: redução do coeficiente de atrito; aumento da taxa de perfuração; aumento da vida útil da broca e aumento da vida útil de equipamentos; e baixo impacto ambiental.

Além do ULTRAFLUID LB P 10, acabamos de lançar o ULTRAFLUID LB S10 C, que é um lubrificante para fluidos de completação, sendo bastante versátil em relação à compatibilidade com os diversos tipos de salmouras utilizadas nessa etapa, apresentando baixa toxicidade, combinado com um excelente perfil de lubricidade em baixas dosagens.

E, ainda este ano, está por vir um complemento ao portfólio de lubrificantes para perfuração, trazendo novos produtos que irão atender aos diversos desafios das operações onshore e offshore, além de um novo emulsionante de fluido de perfuração base sintética (SBM).

Poderia citar algumas das inovações proporcionadas pela linha de produtos da Oxiteno? E de que forma essas inovações trazem ganhos para a perfuração em óleo & gás?

plataformaNossos constantes investimentos em tecnologia e na expansão de nossas linhas de produtos nos tornaram líder na produção de tensoativos e especialidades químicas não apenas no Brasil, como nas Américas. Usamos nosso vasto conhecimento para criar, em conjunto com nossos clientes, novas tecnologias para todas as etapas, desde a exploração até o refino, em ambientes onshore e offshore. Para atender às diferentes necessidades destas etapas, desenvolvemos soluções de alta performance para Perfuração, Estimulação, Otimização da Produção, Integridade de Ativos e Biocombustíveis.

Para a etapa de perfuração, destacamos os aditivos fornecidos aos sistemas defluidos, que são essenciais para o bom desempenho da exploração de poços de petróleo de gás, pois mantêm a estabilidade do poço, resfriam e lubrificam a broca, além de auxiliarem na remoção de cascalhos. Nossas soluções, desenvolvidas com base em intensas pesquisas com foco em redução dos impactos ambientais, proporcionam ganhos nos processos de perfuração em otimização, agilidade e eficiência. A linha completa de umectantes, lubrificantes (ULTRAFLUID) e fase contínua (ULTROIL OE) contribui para garantir a alta performance e estabilidade requerida ao longo dos desafios encontrados nas atividades de perfuração.

Para os desafios dessa etapa, diferentes tipos de fluidos de perfuração são utilizados e usualmente classificados conforme sua base principal (fase contínua). A Oxiteno apresenta soluções adaptadas para cada tipo de fluido e tecnologia, como o produto ULTROIL OE 040, composto por óleos básicos produzidos nacionalmente em uma das nossas unidades industriais da Bahia, sendo empregado com sucesso nas operações onshore do Brasil (OBM).

Já os lubrificantes são importantes aditivos utilizados nos fluidos de perfuração que visam garantir a integridade da broca e reduzir a fricção de forma a alcançar maiores velocidades de penetração durante a perfuração, trazendo redução no tempo das operações. Para atender essa aplicação, a linha ULTRAFLUID,, composta de lubrificantes de origem natural e sintética, apresenta alta biodegradabilidade e baixa toxicidade, garantindo a eficiência deste processo.

Por fim, o agente de limpeza ULTROIL WM 1001 completa essa etapa. Sua combinação proprietária de ingredientes é excelente para dissolver e dispersar resíduos de fluido base óleo ou sintética, deixando o poço, a tubulação e superfícies metálicas livres de depósitos de óleo, até mesmo em baixas dosagens de aplicação e em condições de alta salinidade.

Gostaria que detalhasse um pouco mais sobre a parte de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Seria interessante ouvir os novos tipos de soluções que Fluidos de Perfuração que ainda estão sendo desenvolvidos pela Oxiteno.

48914952_wHAohFawj5FAaZ70obqse7joHJGkqkCyQd56-PvxB2cA inovação e o investimento em pesquisa e desenvolvimento estão entre os principais aliados para garantir um futuro mais sustentável. Temos o compromisso de fomentar o olhar para a sustentabilidade, com o desenvolvimento de tecnologias que possibilitam a redução dos impactos negativos às pessoas e ao meio ambiente. Diante desse desafio, trabalhamos em conjunto com os nossos clientes entregando soluções personalizadas e de alta performance.

E, para que esse trabalho em parceria seja possível, a Oxiteno conta com uma equipe com profundo conhecimento, e com uma estrutura de laboratório de aplicação completo. Nossa expertise possibilita o desenvolvimento de soluções de forma ágil e flexível, que atendam às necessidades específicas de nossos clientes e entreguem tecnologias mais limpas e eficientes à indústria.

Somado a isso, contamos com importantes parcerias tecnológicas com professores, universidades e instituições de ciência para prover soluções químicas que atendam aos desafios da cadeia como um todo. Exemplo disso são os convênios de colaboração tecnológica assinados com importantes instituições, como: o Instituto Mexicano do Petróleo (IMP), Texas A&M University, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Nacional de Tecnologia (INT), que permitem trocar conhecimento para o desenvolvimento de novas tecnologias.

O resultado é um portfólio diversificado que garante maior produtividade nas etapas de Perfuração, Estimulação, Otimização da produção, Integridade de ativos e Biocombustíveis.

Em nosso portfólio para Perfuração, temos os lançamentos mencionados de novas soluções em Fluidos de Perfuração, tanto para fluidos base água quanto base sintética, visando proporcionar aos nossos clientes performance diferenciada na construção de poços e, até mesmo, economia do tempo requerido nas perfurações.

Como está a perspectiva de fornecimento dos produtos para perfuração em campos no Brasil? Já existem conversas nesse sentido?

fpso sunEm relação às negociações de fornecimento de novos produtos, embora não possamos compartilhar mais informações, vemos grande abertura por parte dos clientes e projetamos boas perspectivas para o curto e médio prazo.

Temos excelência operacional, com exigentes controles de produção que seguem padrões internacionais. Possuímos alta capacidade produtiva e logística para atendimento ao exigente e competitivo mercado de perfuração nacional, que requer usualmente agilidade no tempo de resposta. As nossas plantas industriais no Brasil unem forças com nossas plantas nos Estados Unidos, México e Uruguai, trazendo a flexibilidade de produção local nas diversas regiões que atendemos.

Por fim, tivemos recentemente a aprovação do novo marco legal do gás natural. Também gostaria de ouvir a visão da Oxiteno sobre as possibilidades de negócios envolvendo esse energético.

Internacionalmente, a indústria está se adaptando e se preparando para transição da matriz energética. Nos últimos anos, houve um crescimento significativo de investimentos em tecnologias em prol do comprometimento na redução da emissão de CO2 nas operações. Diante desse cenário, o gás natural é considerada uma opção de energia de transição para uma futura matriz energética mais sustentável.

O novo marco legal do gás natural pode trazer uma aceleração nos investimentos de infraestrutura de gás natural no país, uma vez que descentraliza as contratações / concessões e abre mais o mercado para novos participantes, incentivando concorrência e oportunidades.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of