PARCERIA ENTRE A SIEMENS ENERGY E A AIR LIQUIDE VAI ACENDER O MERCADO DO HIDROGÊNIO NA ALEMANHA E NA FRANÇA

w2w2w2w2wO tema hidrogênio está ficando cada vez mais presente nos investimentos de grandes companhias. A Siemens Energy e a Air Liquide, por exemplo, assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de combinar suas experiências em tecnologia de eletrólise PEM (Proton Exchange Membrane). As empresas pretendem concentrar suas atividades na criação conjunta de projetos de hidrogênio em grande escala industrial, em conjunto com clientes para preparar o terreno para a fabricação em massa de eletrolisadores na Europa, especialmente na Alemanha e França, além de atividades de P&D para desenvolver conjuntamente tecnologias de eletrolisador de próxima geração.

Do jeito que as coisas estão andando, o hidrogênio desempenhará um papel essencial para atingir os objetivos da União Europeia em relação à redução de emissão de gases de efeito estufa. O que se acredita é que para atender à demanda crescente por energia e reduzir custos, será fundamental acelerar a produçãoswswws de hidrogênio em grande escala, gerado de forma sustentável por meio de eletrolisadores PEM. Em relação à sua participação, a Siemens Energy e a Air Liquide irão candidatar-se conjuntamente a grandes projetos de financiamento no âmbito do Green Deal (Acordo Verde) da União Europeia e Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum (IPCEI) – financiados pelos governos da França e Alemanha, para o hidrogênio.

Christian Bruch (foto principal), CEO da Siemens Energy, disse que “Desenvolver uma economia de hidrogênio sustentável ainda exigirá a alteração de condições estruturais no mercado de energia. Porém, será somente por meio de parcerias e colaboração que poderemos moldar esse mercado. Apreciamos muito a criação conjunta de soluções inovadoras com a Air Liquide. Coletivamente, vamos superar os desafios que temos pela frente para industrializar a tecnologia e fazer do hidrogênio gerado de forma sustentável um case de frfrrrfsucesso.”

O financiamento IPCEI é necessário para rapidamente iniciar essas atividades e cumprir o cronograma desafiador estabelecido pelo Novo Acordo Verde Europeu, pela Estratégia de Hidrogênio da União Europeia, bem como das Estratégias Nacionais da França e da Alemanha para o hidrogênio.
A Siemens Energy e a Air Liquide já identificaram oportunidades de cooperação para projetos de hidrogênio sustentável em grande escala na França, Alemanha e outros países europeus. Uma dessas oportunidades é o projeto Air Liquide-H2V Normandy na França, com capacidade de 200 MW, um dos projetos mais ambiciosos daswswswswsws Europa para a produção de hidrogênio a partir de energias renováveis.

Para Benoît Potier (foto à direita), presidente e CEO da Air Liquide, o hidrogênio é um facilitador importante para a transição energética. “No contexto de uma aceleração sem precedentes das tecnologias e mercados de hidrogênio na Europa, o momento para aumentar a escala de produção é agora, principalmente na França e na Alemanha. A parceria entre a Air Liquide e a Siemens Energy prepara o caminho para a criação de um importante ecossistema europeu, capaz de fornecer hidrogênio descarbonizado a preços competitivos e promover o surgimento de uma sociedade com baixo consumo de carbono. Estamos ansiosos por trabalhar nessa cooperação franco-alemã”, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of