IBP E IBAMA SOMAM INVESTIMENTOS DE R$ 20 MILHÕES EM PROJETOS DE COOPERAÇÃO AMBIENTAL

Antônio Guimarães, secretário executivo de Exploração e Produção do IBP. Foto: Rafael Godinho/PetronotíciasOs aportes em projetos de gestão ambiental seguem crescendo na indústria de óleo e gás, e o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) vem liderando investimentos em estudos na área. A entidade já direcionou, desde 2013, R$ 20 milhões a iniciativas firmadas no Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). O dado foi divulgado nesta sexta-feira (18), no Rio de Janeiro, em evento que apresentou o balanço do projeto que vem sendo desenvolvido pelas instituições.

O encontro, que aconteceu na sede do IBP, reuniu representantes dos dois órgãos para avaliar o resultado obtido com estudos já concluídos e traçar metas para os que se encontram em andamento. Entre os presentes estavam o presidente da entidade, Jorge Camargo, o secretário executivo de E&P, Antonio Guimarães (foto), a presidente do Ibama, Marilene Ramos, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

No total, o acordo de cooperação abriga 12 projetos, em sua maior parte voltados à avaliação de impactos ambientais da indústria de petróleo. Atualmente, dez deles estão concluídos ou em andamento, com previsão de término para 2018.

Ao longo dos próximos dois anos, o foco da parceria deverá ser a conclusão do Mapeamento das Ilhas Costeiras. Além disso, as instituições projetam encerrar o Plano de Proteção à Fauna Marinha e Costeira do Brasil, a Instalação de Fundeios e Aperfeiçoamento da Base Hidrodinâmica da Margem Equatorial Brasileira, Anuência, Plano de Área e Regulamentação de Gestão de Atividades em Áreas com Rodolitos.

A cooperação técnica foi iniciada há dois anos e já rende importantes resultados. A parceria já concluiu um Manual de Resíduos Sólidos, que avalia o manuseio de dejetos gerados no processo de perfuração de poços, e finalizou o projeto Portal de Educação Ambiental, que tem como objetivo integrar comunidades de áreas próximas a campos de exploração com iniciativas de cunho ambiental.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of