PARENTE MANTÉM MONTEIRO NA DIRETORIA FINANCEIRA DA PETROBRÁS E GERA DÚVIDAS NA INDÚSTRIA

Ivan MonteiroA decisão do novo presidente da Petrobrás, Pedro Parente, de manter o diretor financeiro de Bendine, Ivan Monteiro (foto), é um sinal de que nem tudo que estava sendo feito na gestão anterior estava errado. Ainda assim, estará dormindo com o inimigo, colocado no cargo de destaque da estatal pelo Governo Dilma. A medida traz em si algumas incongruências, já que indica uma espécie de continuação da política que vinha sendo adotada e também cria uma questão de relacionamento complicada internamente.

A indicação de Parente para a presidência da empresa será apreciada pelo Conselho de Administração nesta segunda (23), e Monteiro também deve aceitar o convite do executivo para continuar no cargo. O fato leva a crer que Parente decidiu por apostar no trabalho que vinha sendo feito, com a contínua captação de recursos no exterior, principalmente da China, mesmo que isso se reflita no envio de empregos brasileiros para o território asiático.

Se para o mercado financeiro, que aprovava de alguma maneira a gestão de Monteiro, a decisão está sendo bem recebida, para a indústria a notícia segue um caminho diferente. Quando a expectativa era de que a empresa pudesse dar uma nova guinada rumo à retomada das atividades, o sinal chega junto com uma série de indagações quanto aos primeiros passos de Parente. Seria um começo com o pé esquerdo? É uma dúvida que paira nestes dias iniciais da nova gestão.

Com quase todas as obras paralisadas, a Petrobrás vem mantendo apenas as operações mais rentáveis e necessárias, como plataformas de produção e refinarias, deixando de lado grandes projetos que encontravam-se em fase de finalização, como a Rnest e o Comperj, e uma série de plataformas previstas para atuar em blocos da companhia. Além disso, houve a paralisação de muitas sondas de perfuração e o índice exploratório foi reduzido ao menor dos últimos tempos, o que deverá se refletir como um legado extremamente negativo para a estatal no futuro, já que essas atividades seriam fundamentais para garantir o aumento e a manutenção dos níveis de produção de óleo e gás nos próximos anos.

Com isso, a dívida de R$ 450 bilhões, uma das maiores do mundo, ainda assusta quem espera o reerguimento da Petrobrás, mas a escolha de Parente em relação a Monteiro aponta para a busca por novas captações e postergações dos financiamentos e dívidas.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Manuel AudazAssis Pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Assis Pereira
Visitante

TRANSFERÊNCIA DE EMPREGO E RENDA PARA A CHINA EM CURSO NA PETROBRAS PODE REPERCUTIR NO GOVERNO TEMER. https://www.linkedin.com/pulse/transfer%C3%AAncia-de-emprego-e-renda-para-china-em-curso-na-pereira A PETROBRAS CONTINUA TRANSFERINDO EMPREGO E RENDA PARA A CHINA. A QUE CUSTO A PETROBRAS ATRAI INTERESSES DA SINOPEC E CNOOC PARA O PRÉ-SAL? O QUE ESTÁ POR TRAZ DAS CAPTAÇÕES BILIONÁRIAS EFETUADAS COM OS CHINESES? A Petrobras determinou que as Plataformas P-55 e P-77 fossem construídas na China, assim como as demais Plataformas que a Estatal vai construir para o Pre sal. Como vai ficar o conteúdo Nacional apregoado pelo Lula e Dilma? A decisão foi tomada pelo Diretor Roberto Moro… Read more »

Assis Pereira
Visitante

PEDRO PARENTE VAI SE DEFRONTAR COM PETROBRAS SOB INTENSO CORPORATIVISMO INTERNO NOS ESCALÕES SUPERIORES E SOB RISCO IMINENTE DE APARELHAMENTO POLÍTICO https://www.linkedin.com/pulse/pedro-parente-vai-se-defrontar-com-petrobras-sob-intenso-pereira?trk=pulse_spock-articles Além dos argumentos elencados no relevante artigo “A encruzilhada da Petrobras”, a Estatal encontra-se submetida uma intensa ação corporativista nos escalões superiores e sob-risco iminente de crescimento do aparelhamento político, apesar da intensa ação investigativa da Policia Federal no âmbito da Lava Jato. Vejam artigos “Encruzilhados da Petrobras”: http://discrepantes.com.br/a-encruzilhada-da-petrobras/ http://www.desenvolvimentistas.com.br/blog/blog/2016/01/27/a-encruzilhada-da-petrobras/ Por sua vez, a Ouvidoria Geral da Petrobras não vem funcionando a contento, apesar de ser comandado na atualidade por Mário Vinicius Clausen Spinelli, competente profissional, conhecido como… Read more »

Manuel Audaz
Visitante
Manuel Audaz

Ivan,O Grande,

Dá uma olhadinha no processo de arrendamento do Estaleiro Inhaúma… ex Ishibras…. sobrando algum….