PARTE DA ENERGIA DO ESTADO DO AMAPÁ PODE SER RESTAURADA ATÉ AMANHÃ

EmFh_ftXEAEO68W

Ministro Albuquerque e integrantes do comitê de crise do apagão do Amapá estiveram nessa semana a subestação que sofreu incêndio

A verdadeira operação de guerra para restabelecer pelo menos parte da energia no estado do Amapá teve novos desdobramentos na tarde de hoje (6). A estratégia está focada agora em colocar novamente em funcionamento o transformador número 3 da subestação de Macapá, que sofreu um incêndio nesta semana. Para isso, está sendo feito um processo de purificação de óleo do equipamento.

Uma primeira máquina de purificação foi transportada de balsa e chegou hoje à capital Macapá. Enquanto isso, uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), saiu do Rio de Janeiro no início da tarde rumo a São Luís (MA). Lá, mais duas máquinas de purificação serão embarcadas no avião e transportadas para Macapá.

O equipamento [transformador] já foi reparado na sua parte física e agora está havendo a filtragem do óleo do equipamento. Para se ter noção do volume, são 45 mil litros de óleo e temos que ter certeza de que ele está em condições de operação”, explicou o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ao deixar uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.Acreditamos que até o final do dia teremos esse transformador em operação novamente”, finalizou o ministro.

índiceO governador do Amapá, Waldez Góes, escreveu em uma rede social que “o Governo Federal está empenhado em restabelecer 60% da carga de energia do Estado até sábado (7), uma vez que as tratativas técnicas para os reparos continuam em ritmo intenso”. Ele acrescentou que a substituição dos transformadores danificados segue em andamento. A subestação atingida pelo incêndio nesta semana possuía três equipamentos do tipo. Dois deles ficaram inutilizáveis após o incidente.

Uma aeronave KC-390 da FAB se desloca de Boa Vista (RR) para Manaus (AM) transportando 4 geradores até Macapá para atender, de forma emergencial, as atividades essenciais que serão designadas pelo governo do estado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of