PBIO CORTA FUNÇÕES GRATIFICADAS DE 12 SERVIDORES EM GREVE E PETROLEIROS REAGEM À DECISÃO DA COMPANHIA

2W2WWDSSA reação da Petrobrás contra a greve deflagrada no último dia 20 pelos funcionários da PBIO, dispensando 12 supervisores das funções gratificadas da companhia, provocou uma resposta da Federação Única dos Petroleiros (FUP). A entidade divulgou uma nota, assinada por seu Coordenador Geral, Deyvid Bacelar, na qual defende o direito de greve da categoria. O texto afirma ainda que a FUP e os sindicatos filiados foram surpreendidos com a decisão da estatal.

“A decisão ataca o legítimo direito de greve da categoria, que está cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST)AQSSS de manter 70% do efetivo nas unidades de Candeias, na Bahia, e Montes Claros”, diz a nota. A FUP considera que, por  não desenvolver atividade essencial, como prevê a lei de greve, os funcionários da PBIO tem o direito a greve. “Esta é mais uma demonstração da intransigência da gestão da Petrobrás, pois a paralisação se dá pela falta de um canal de negociação com a companhia para resolver a situação dos cerca de 150 trabalhadores concursados da subsidiária, que está à venda.”

A greve reivindica o remanejamento dos trabalhadores para outras unidades da Petrobrás, caso a privatização da PBIO seja concretizada. A FUP diz que gestão da Petrobrás vem  atacando o movimento sindical e os direitos de seus trabalhadores. “Fui punido por exercer o direito de lutar pelos direitos da categoria petroleira. E agora, colegas petroleiros sofrem sanções pelo mesmo motivo. A FUP e seus sindicatos não vão se intimidar com este fato. E tomarão todas as medidas cabíveis para reverter tal situação e garantir a trabalhadores e trabalhadoras da PBio seu direito de greve e de lutar por seus empregos”, afirmou Bacelar.

Para lembrar, o movimento grevista interrompeu as atividades de produção nas usinas de Montes Claros, em Minas Gerais, e de Candeias, na Bahia. Os funcionários cruzaram os braços por tempo indeterminado. A paralisação conta também com a participação dos empregados do escritório da subsidiária, no Rio de Janeiro. Os grevistas estão usando o movimento para apontar os prejuízos da privatização da PBIO, considerada uma das maiores produtoras de biodiesel do Brasil. Os empregados estariam sob ameaça de serem demitidos, caso a venda das usinas seja concretizada. Os trabalhadores da PBIO pedem ainda a transferência para outras unidades da Petrobrás. A empresa aponta, no entanto, contudo, para o modelo de venda da PBIO como “impossibilidade jurídica” para não atender ao pleito dos trabalhadores.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Pedro Tavares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

As funções gratificadas são de livre nomeação e exoneração por meio de ato oficial pela autoridade competente.