PERTO DE COMEÇAR A COP26, VOLKSWAGEN, RAÍZEN E SHELL FORMAM PARCERIA PARA ACELERAR A DESCARBONIZAÇÃO

pabloA proximidade do início da COP26 (1º) já faz as empresas se mobilizarem em defesa do meio ambiente.  A Volkswagen do Brasil, a Raízen e a Shell, por exemplo, anunciaram hoje (29) uma parceria para valorizar o impacto do uso de energia renovável para descarbonização do setor automotivo. O acordo prevê uma série de iniciativas, estimulando principalmente o uso do etanol, aliado à estratégia complementar entre carros elétricos, híbridos e flex, a instalação de postos de recarga para os carros elétricos da marca, e o fornecimento de energia renovável para as fábricas e rede de concessionários da Volkswagen no Brasil. A parceria terá ainda o desenvolvimento de novas fórmulas de etanol pela Raízen, Shell e P&D na área de biocombustíveis no Brasil. O objetivo é melhorar ainda mais a eficiência do biocombustível. A colaboração também prevê a  expansão do uso de etanol em mercados internacionais.

Pablo Di Si (foto principal), Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, disse que para a empresa é uma honra estabelecer essa parceria com duas das maiores empresas de energia do Brasil. “É um privilégio ter o etanol no Brasil, ele melhora o meio ambiente devido a sua baixa emissão de CO2, gera muitos empregos e contribui para o crescimento da economia do País. Além disso, essa parceria nos ajudará muito no desenvolvimento de tecnologias complementares a partir do etanol e outros biocombustíveis em nosso Centro de P&D no Brasil”, disse. As marcas incentivam o uso do etanol como um biocombustível com baixa emissão de gases de efeito estufa, considerando a metodologia. O CO2 não renovável emitido pelo escapamento do veículo somado àmussa emissão de CO2 no processo de produção e transporte do combustível.

O acordo considera a intenção de fornecimento de gás natural renovável dos parques de bioenergia da Raízen para substituir o uso do gás natural nas fábricas da Volkswagen no Brasil, a partir da utilização de resíduos da produção de açúcar e etanol trazendo uma redução em emissões se comparado com a alternativa fóssil. O gás natural renovável reduz em mais de 80% as emissões de CO2. Também será feito o fornecimento de energia para a rede de concessionárias Volkswagen por meio das usinas de geração distribuída de energia renovável da Raízen. “Com todas essas ações em parceria com a Raízen e a Shell, estamos trabalhando não só em soluções para os nossos produtos mas também reforçando a sustentabilidade nas nossas fábricas e na rede de concessionárias. Tudo isso muito integrado ao nosso programa global WayToZero, que tem como objetivo tornar a nossa empresa neutra em carbono até 2050“, afirmou Pablo Di Si.

A Raízen ainda pretende implementar uma rede de eletropostos de recarga rápidos Shell Recharge, proporcionando assim uma experiência superior de recarga a clientes com veículos elétricos da Volkswagen. A rede será composta inicialmente no Estado de São Paulo, incluindo postos na capital e nas principais rodovias de acesso, com a intenção de se conectar a algumas das principais cidades do Brasil no futuro. A Raízen vai dar suporte para o programa de testes dos carros elétricos ID. 3 e ID.4 no Brasil, nas fábricas da Volkswagen e no ID Test Drive, primeiro evento com os carros elétricos da Volkswagen que acontece ainda este ano. Para Ricardo Mussa (foto à direita), CEO laurada Raízen, é um prazer poder contar com uma das maiores companhias automotivas do mundo como uma aliada no nosso propósito de redefinir o futuro da energia. “Este movimento reforça o nosso papel como uma empresa que apresenta soluções sustentáveis tanto para o presente quanto para o futuro, tendo em vista o desafio de descarbonização global”, afirmou. 

Lauran Wetemans (foto à esquerda),  que é o Vice-presidente de negócios de Downstream da Shell para a América Latinadisse que a parceria com a Volkswagen, junto com Raízen, é fundamental para promover a expansão do uso de bioenergia no setor automotivo. “A Shell faz investimentos em várias alternativas relacionadas com a transição energética a uma economia de baixo carbono – como o EV e o hidrogênio. Visto que todas as opções são importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e que os biocombustiveis são uma solução já disponível, é um prazer fazer parte de esta iniciativa no Brasil”, declarou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of