PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA RECEBEM APOIO DA ABESPETRO PARA SE QUALIFICAREM EM TRABALHO OFFSHORE | Petronotícias





PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA RECEBEM APOIO DA ABESPETRO PARA SE QUALIFICAREM EM TRABALHO OFFSHORE

macae 2Catorze pessoas com deficiência foram preparadas para o trabalho em plataformas offshore após passarem por uma semana de estágio em protocolos de salvatagem e escape em helicóptero, com aprovação pela Marinha brasileira. A iniciativa é apoiada pela ABESPetro, que deu suporte à gravação de um documentário que registrou todo o período de uma semana do curso. O documentário foi apresentado nesta semana, como parte das celebrações em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – comemorado no último dia 21. O Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, também apoiador da causa, usou o vídeo no evento Reconecta, uma câmara de discussão dos MPs de todo o país.

Durante o curso os candidatos passaram por provas que incluíam situações como apagar foco de incêndio, abandonarmacae instalações offshore e pular de plataforma de 3 metros de altura, entre outras. Com a certificação, todos os 14 PCDs podem agora trabalhar em unidades de risco 4, a mais alta das classificações em situação de trabalho e que inclui as áreas offshore.

Dados do Observatório da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades no Trabalho, ligado ao Ministério Público do Trabalho, mostram que apenas 1,1% das pessoas com deficiência têm emprego fixo no Brasil. Após a certificação, duas pessoas já estão contratadas por empresas de petróleo.

macae 3É importante todas as empresas assimilarem essas capacidades e integrá-las à força de trabalho. Precisamos melhorar a inclusão no Brasil. E, apesar dos testes dificílimos, todos os 14 conquistaram as suas aprovações sem qualquer beneficiamento. Ultrapassaram barreiras que muitas pessoas não PCDs não conseguem. Por isso decidimos editar o documentário [assim vencemos], que é uma forma de incentivar outras empresas, do setor e fora dele, a contratá-los”, explicou Telmo Ghiorzi, Secretário Executivo da ABESPetro.

Assista ao documentário:

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
José Augusto Siqueira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
José Augusto Siqueira
Visitante
José Augusto Siqueira

Eu estou muito orgulhoso de ver essas 14 pessoas em siperar seu limite pois estou convicto de que podemos alcançar lugares mais altos não pra mostrar pra pessoas mas para nós mesmos sou atleta paraolímpico e sei o que é superação obrigado por abrir mas uma porta !!