PETROBRÁS ADOTA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA GESTÃO DE TOCHAS DE REFINARIAS

flareExpandindo sua transformação digital para dentro das refinarias, a Petrobrás está implantando um novo sistema de inteligência artificial e automação para controlar a qualidade da queima de gases nas tochas das plantas. Batizado de Smart Tocha, a tecnologia está instalada em seis refinarias: Presidente Getúlio Vargas (Repar), Presidente Bernardes (RPBC), Henrique Lage (Revap), Duque de Caxias (Reduc), de Capuava (Recap) e de Paulinia (Replan).

O sistema é fruto de uma parceria entre o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras (Cenpes) e a PUC-Rio, com participação integrada das áreas de Refino e Tecnologia da Informação e Comunicação da estatal. De acordo com a Petrobrás, o Smart Tocha proporciona economia de vapor, o que resulta em melhor eficiência energética, além de manter a queima de forma segura para o meio ambiente.

Nicolas SimoneOs ganhos trazidos pelo Smart Tocha nas refinarias equivalem ao abastecimento energético de uma cidade com cerca de 20 mil habitantes, buscando melhoria de desempenho e conformidade ambiental nas operações, com segurança, redução de custos e aumento da eficiência, pilares estratégicos da Petrobrás”, disse o diretor executivo de Transformação Digital e Inovação, Nicolás Simone.

O Smart Tocha aplica técnicas de análise de imagens e aprendizado de máquina com a contínua geração de imagens da queima. O investimento no sistema é uma das ações do programa RefTOP – Refino de Classe Mundial, que reúne investimentos de até US$ 300 milhões da Petrobrás no segmento de refino.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of