PETROBRÁS ANUNCIA APOIO A PROJETO QUE INCENTIVA CRIAÇÃO DE STARTUPS E INOVAÇÃO

Nicolas SimoneA Petrobrás anunciou nesta quarta-feira (23) que vai apoiar um projeto que visa a criação de um “ecossistema” de inovação em energia e sustentabilidade do Rio de Janeiro. A iniciativa é chamada de “i-Ecossistema” e é de autoria do Laborato?rio de Inovac?a?o Tecnolo?gica, Organizacional e em Servic?os (LabrInTOS), da Coppe/UFRJ. O seu objetivo do projeto será apoiar a transformação de pesquisas acadêmicas em novos negócios (startups). Além disso, o i-Ecossistema prevê capacitar recursos humanos para a atuação em inovação e empreendedorismo no setor de energia, além de atrair investimentos adicionais, públicos e privados.

Queremos implementar um ecossistema estruturado que trará investimentos importantíssimos para o Rio de Janeiro e para indústria de energia”, afirmou o Diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobrás, Nicolas Simone (foto). “Todos têm muito a ganhar com essa iniciativa que poderá transformar a cidade num hub de inovação no Brasil. Para a Petrobrás, o ecossistema contribuirá para a aceleração do nosso ciclo de inovação”, complementou.

O i-Ecossistema será inscrito como candidato ao MIT Reap, que é um programa de aceleração de empreendedorismo regional do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A entidade americana escolhe até oito regiões por ano para o programa. As selecionadas recebem apoio para acelerar o crescimento econômico e promover o progresso social por meio do empreendedorismo voltado à inovação.

A princípio, o i-Ecossistema será voltado apenas para o estado do Rio, mas a ideia é criar um modelo replicável para outras regiões do país. O coordenador do LabrInTOS e mentor da iniciativa, Hudson Mendonça, explica que depois da união dos parceiros do projeto, como universidades, empresas, empreendedores e governo, será feito um diagnóstico, seguido da estruturação de intervenções estratégicas. “O próximo passo será implementar ações, com o apoio do MIT e outras regiões que já obtiveram sucesso com o programa para, por fim, montar um plano de sustentação e avaliação dos resultados”, complementou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of