PETROBRÁS APROVA NOVAS REGRAS DE INDICAÇÕES PARA SUA DIRETORIA EXECUTIVA

PetrobrasA Petrobrás subiu o grau de dificuldade no processo de escolha de novos membros para sua diretoria, e agora passará a exigir profissionais com 10 anos de experiência em liderança, preferencialmente, no negócio ou em área relacionada.

Além disso, o profissional terá que ter passagem de pelo menos 5 anos em uma empresa de grande porte nacional ou internacional ocupando o posto de diretor; ou então ter atuado, pelo mesmo período, na direção ou gerência executiva da Petrobrás ou em empresas ligadas à estatal.

Especificamente sobre a diretoria executiva de Governança, Risco e Conformidade, a Petrobrás exigirá qualificação básica de Mestrado em Administração, Contabilidade, Finanças, Economia ou Engenharia; além de cinco anos de experiência em Governança, Risco e Conformidade e dez anos em áreas relacionadas.

O Conselho de Administração deve ser composto por, no mínimo, 25% de membros independentes. Neste caso, o indicado para este cargo não poderá ter vínculo com empresa pública ou sociedade de economia mista.  Também não poderá ser cônjuge ou parente consanguíneo, até o terceiro grau ou por adoção, de chefe do Poder Executivo, de Ministro de Estado, de Secretário de Estado ou Município ou de administrador da empresa pública ou da sociedade de economia mista.

Além disso, não poderá ser conselheiro independente quem for fornecedor ou comprador, direto ou indireto, de serviços ou produtos. As novas normas da Política de Indicação dos Administradores e dos membros do Conselho Fiscal da estatal foi aprovada esta semana pelo Conselho de Administração, juntamente com a aprovação da Política de Dividendos – que visam à adequação da petroleira à lei das estatais (13.303/16).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of