PETROLEIROS FAZEM GREVE, MAS AÇÕES NÃO AFETARAM MUITO AS OPERAÇÕES DA PETROBRÁS

greveDesde às nove horas da manhã desta quinta-feira (29), o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro está organizando manifestações em diferentes pontos do Rio de Janeiro, como adesão às mobilizações de centrais sindicais e contra a proposta da Petrobrás para o Acordo Coletivo de Trabalho. Trabalhadores paralisaram as atividades nos Terminais Aquaviários da Baía de Guanabara, na Ilha do Governador, e protestaram em frente a prédios da Petrobrás, como o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), na Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão. Outros atos também foram realizados no Norte Fluminense e em Angra dos Reis. Segundo a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), outros sindicatos de petroleiros do país também realizaram protestos. A federação é contra a venda de ativos da companhia e reivindica a reposição da inflação e um aumento real de 10% do salário.

A Petrobrás manteve  sua proposta de reajuste de 4,97% sobre a tabela de Remuneração Mínima por Nível de Regime para quem ganha até R$ 9 mil, e um acréscimo fixo de R$ 447,30 para quem ganha mais que isso. A empresa também pretende reduzir o acréscimo de 100% na remuneração de horas extras para 50% e propôs um plano de redução de jornada com redução de salários para o regime administrativo. A Petrobrás afirmou  que a mobilização proposta pelo movimento sindical não afetou as operações nesta manhã. “A companhia reitera que mantém diálogo permanente junto aos representantes da força de trabalho”.

Enquanto isso, na tarde desta quinta-feira, está sendo realizada uma reunião com representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Petrobrás para apresentar uma nova proposta para o Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2017.

Segundo a FUP, os trabalhadores rejeitaram a primeira proposta da Petrobrás e já aprovaram, por mais de 95%, os indicativos de estado de greve. Isto significa que a paralisação pode começar a qualquer momento, embora ainda não tenha sido definida uma data para tal.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of