PETROBRÁS COMEÇA A ABRIR O ACESSO ÀS SUAS PLANTAS DE PROCESSAMENTO DE GÁS PARA OUTRAS EMPRESAS

petrobrasA Petrobrás informou no início desta noite (27) que deu os primeiros passos para permitir o acesso às suas unidades de processamento de gás natural pelos demais produtores do insumo no Brasil. O anúncio acontece horas depois de a Federação Única dos Trabalhadores (FUP) ter acusado a direção da companhia de falta de honestidade, pois estaria conduzindo um processo explícito de privatização da companhia.

A flexibilização do acesso às unidades de processamento é parte do compromisso da Petrobrás para promover a abertura do mercado de gás no Brasil pretendida pelo governo federal. A estatal disse que a capacidade de processamento do combustível será ofertada em duas etapas.

Na primeira delas, que já está em curso, a oferta será para os agentes que possuem direitos sobre a produção de gás natural em campos em produção, garantindo assim a continuidade da produção de óleo e gás do país. Depois das negociações da primeira fase, começará a fase seguinte com a oferta da capacidade de processamento disponível aos demais agentes interessados, o que acontecerá anualmente.

Atualmente, a Petrobrás compra os volumes de gás natural dos demais produtores, onshore e offshore, no Brasil, processa nas suas unidades, contrata o transporte por meio de dutos e revende o gás às distribuidoras estaduais de gás natural”, explicou a companhia. A empresa diz que no novo modelo, os produtores de gás não precisarão mais vender o gás para a estatal. “Os produtores poderão contratar parte da capacidade de processamento da Petrobrás e continuarão sendo proprietários do gás produzido e de todos os seus derivados, possibilitando que negociem diretamente seus produtos com o mercado”, complementou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of