PETROBRÁS COMEÇOU A COMPARTILHAR UPGNs DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO COM A PETROGAL
Uma mudança importante no cenário nacional de gás natural. A Petrobrás anunciou na manhã de hoje (2) que começou a compartilhar unidades de processamento de gás natural (UPGN) com a sua parceira Petrogal. O chamado Sistema Integrado de Processamento (SIP) prevê que a empresa portuguesa terá o acesso a duas UPGNs da Petrobrás, localizadas em Caraguatatuba (SP) e Cabiúnas (RJ). O acordo contempla ainda um futuro acesso à unidade de Itaboraí (RJ), que ainda está em construção e, pelo menos até agora, não tem data prevista para entrar em operação.
“A implantação do SIP permite que as empresas produtoras de gás no Brasil possam comercializar seus volumes diretamente a seus clientes. Esse movimento faz parte de um conjunto de ações que viabiliza a diversificação dos agentes, resultando em aumento da concorrência e na redução da participação da Petrobras em todos os elos da cadeia de gás natural, em cumprimento aos compromissos assumidos junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em 2019”, disse a Petrobrás, em nota.
A petroleira brasileira finalizou dizendo que, no futuro, outras empresas produtoras de gás natural poderão aderir ao SIP. “A entrada em operação do contrato da Petrogal é um marco na abertura do mercado de gás natural do Brasil e demonstra o comprometimento dos parceiros e demais agentes envolvidos (como MME e ANP) em contribuir para o desenvolvimento de um mercado competitivo e sustentável no país”, concluiu.
Deixe seu comentário