PETROBRÁS COMEÇOU A COMPARTILHAR UPGNs DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO COM A PETROGAL

UTGCAB-2-750x430Uma mudança importante no cenário nacional de gás natural. A Petrobrás anunciou na manhã de hoje (2) que começou a compartilhar unidades de processamento de gás natural (UPGN) com a sua parceira Petrogal. O chamado Sistema Integrado de Processamento (SIP) prevê que a empresa portuguesa terá o acesso a duas UPGNs da Petrobrás, localizadas em Caraguatatuba (SP) e Cabiúnas (RJ). O acordo contempla ainda um futuro acesso à unidade de Itaboraí (RJ), que ainda está em construção e, pelo menos até agora, não tem data prevista para entrar em operação.

A implantação do SIP permite que as empresas produtoras de gás no Brasil possam comercializar seus volumes diretamente a seus clientes. Esse movimento faz parte de um conjunto de ações que viabiliza a diversificação dos agentes, resultando em aumento da concorrência e na redução da participação da Petrobras em todos os elos da cadeia de gás natural, em cumprimento aos compromissos assumidos junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em 2019”, disse a Petrobrás, em nota.

A petroleira brasileira finalizou dizendo que, no futuro, outras empresas produtoras de gás natural poderão aderir ao SIP. “A entrada em operação do contrato da Petrogal é um marco na abertura do mercado de gás natural do Brasil e demonstra o comprometimento dos parceiros e demais agentes envolvidos (como MME e ANP) em contribuir para o desenvolvimento de um mercado competitivo e sustentável no país”, concluiu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of