PETROBRÁS COMEMORA OS 60 ANOS QUE A REFINARIA DUQUE DE CAXIAS ESTÁ FAZENDO HOJE

reduc geralA Refinaria Duque de Caxias – Reduc, a terceira maior da Petrobrás no Brasil, está comemorando hoje 60 anos desde o início de sua operação.   Com capacidade para processar 252 mil barris de petróleo por dia,  ela é, segunda a empresa,  a mais complexa da companhia.  A Reduc possui 43 unidades de processo distribuídas em uma área de 13 km², que produzem mais de 50 tipos de derivados diferentes. Sua logística interliga as rotas de escoamento do pré-sal  a diversos terminais. Sua  localização próxima a importantes mercados consumidores, é responsável por cerca de 80% da produção nacional de lubrificantes, além de ser um dos principais polos de produção e distribuição de GLP do Brasil.

Atualmente  tem aproximadamente 1.200 empregados próprios e 1.800 funcionários de empresas contratadas para realização de serviços de rotina, além de vagas dereduc 3 emprego temporário em obras de modernização e paradas de manutenção. Somente em 2021, foram gerados mais de 4.000 postos de trabalho, a maioria ocupada por mão de obra local, levando emprego e renda para as famílias da região. A Reduc é uma das cinco refinarias que permanecerão no portfólio da Petrobrás após os desinvestimentos previstos no parque de refino. Atualmente, a companhia realiza uma série de investimentos na unidade com o objetivo de prepará-la para atuar em reduc 4um mercado de refino aberto, mais competitivo e em transição para uma economia de baixo carbono.

A Petrobrás também informa que está adotando o Programa RefTOP, que  uma série de medidas para aumentar a eficiência energética e o desempenho operacional de suas refinarias. Na Reduc, a implementação de diversas iniciativas de melhoria de desempenho energético até 2025 permitirá a redução do consumo total de energia em cerca de 28%, o que equivale a uma redução de cerca de 238 milhões de m³ de gás natural ao ano.  Outro importante direcionador do RefTOP é o aumento nareduc 1 produção de derivados mais rentáveis, como o Propeno, um dos produtos de petróleo de maior valor agregado, usado como matéria-prima na indústria petroquímica para a produção de embalagens, peças para automóveis, tapetes, tecidos e móveis. O Programa prevê um incremento anual de 7 mil toneladas na produção de Propeno da Reduc.

fafenA Petrobrás também informa que as Obras para a adequação da unidade de hidrotratamento (HDT), que ampliarão a capacidade de produção de diesel S-10 da Reduc dos atuais 5.000 m³/dia para 9.500 m³/dia, estão em andamento, com 20% de avanço físico e previsão de entrada em operação até o segundo semestre de 2023. Há também  o projeto de integração com o Polo GasLub Itaboraí, que permitirá a produção de lubrificantes mais avançados e derivados com menor teor de enxofre, e potencial para tornar a Reduc a refinaria com a melhor taxa de conversão do país. Seu gerente geral, Alexandre Coelho(foto a esquerda), diz que  “Aos 60 anos de idade, a Reduc está no seu melhor momento, buscando a máxima a eficiência nos processos, com preservação do meio ambiente. Estamos nos tornando cada vez mais competitivos para ajudar a Petrobras a alcançar seus objetivos estratégicos.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of